Geral

Professor da Uespi tem artigo selecionado para publicação da ONU

O trabalho contempla as necessidades do futuro relacionadas aos problemas econômicos, sociais e ambientais da inovação

Segunda - 16/09/2019 às 18:27



Foto: Reprodução UESPI
UESPI

O professor e pesquisador da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Thiago Carvalho de Sousa, ajudou a compor a Enciclopédia de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com o artigo Intitulado “Infraestrutura Sustentável, Ecologia industrial e ecoinovação: impacto positivo na sociedade”. O trabalho contempla as necessidades do futuro relacionadas aos problemas econômicos, sociais e ambientais da inovação.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a chamada Agenda 2030 com os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta. Essas decisões determinarão curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

O artigo do professor Thiago desenvolvido com a pesquisadora Cláudia Melo, brasileira que atua na Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena (AT), contempla o 9° objetivo que tem como meta o desenvolvimento da “Indústria, inovação e infraestrutura”.

“O trabalho aborda o futuro da industrialização, da infraestrutura e da inovação sobre a qualidade de vida das pessoas. Apresentamos no artigo alguns pontos que devem ser levados em consideração de tal forma que exista um impacto positivo nessas áreas e que se cumpra os objetivos definidos na Agenda 2030 da ONU”, pontua.

Em 2018, o docente recebeu o convite como representante do Brasil da comissão mundial que cuidava da produção do volume relacionado ao ODS 9. “Já trabalho o tema do impacto da tecnologia sobre a vida das pessoas há algum tempo, é uma das minhas áreas de pesquisa. Então, já tenho muitas referências sobre o assunto. Mas tive que fazer um aprofundamento sobre a área de infraestrutura e industrialização, o que levou uns seis meses de pesquisas e estudos”, explica.

Thiago Carvalho de Sousa possui doutorado em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo (2013), com estágio doutoral (sanduíche) na University of Southampton (2011). Atualmente atua no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Uespi. Ele destaca que é o papel de todo pesquisador ajudar a sociedade para compor um mundo melhor. “Essa enciclopédia é de certa forma um legado que deixamos, que vai ser usado como referência em muitos países mundo a fora. Significa um reconhecimento profissional de um trabalho pautado na ética e na dedicação”, finaliza o professor.

Uespi integra Rede ODS Universitária Brasil vinculada à Organização das Nações Unidas

A Uespi é uma das instituições que faz parte do comitê gestor da Rede ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que é vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O papel das universidades, através da Rede, é contribuir com o fomento de pesquisas e extensões que visem a sustentabilidade garantindo o sucesso da agenda 2030 da ONU.

Além da Uespi, participam da rede a Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual da Paraíba, Instituto de Desenvolvimento e Apoio a Cidadania (IDAC).

Fonte: Ascom UESPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: