Geral

Portal Piauí Hoje estreia parceria com a Revista Fórum

A parceira visa fortalecer os veículos de comunicação de esquerda

Sexta - 26/04/2019 às 14:04



Foto: Fernanda Ito Ota/Piauí Hoje Jornalistas Renato Rovai e Luiz Brandão
Jornalistas Renato Rovai e Luiz Brandão

O Portal Piauí Hoje promoveu, na noite dessa sexta-feira (25), um evento com a presença do jornalista Renato Rovai e várias autoridades para anunciar a parceria com a Revista Fórum, um dos maiores veículos de comunicação do Brasil voltado ao público de esquerda.

O evento foi realizado no Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, onde reuniu políticos, gestores, profissionais da área de Comunicação, alunos e professores de Jornalismo e público em geral. O convidado da noite foi o editor da Revista Fórum, Renato Rovai, que proferiu palestra sobre Mídias Digitas e Fake News, fazendo uma abordagem sobre a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro (PSL).

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estão a vice-governadora Regina Sousa, o deputado federal Assis Carvalho, deputado estadual Francisco Limma, a suplente de senador Rosário Bezerra, o secretário de Planejamento Francisco Neto o presidente da Fapepi Francisco Guedes.

Autoridades prestigiam evento do Piauí Hoje(Autoridades participam do evento - Foto: Fernanda Ito Ota)

Na oportunidade, Rovai lançou seu livro “Um Novo Ecossistema Midiático - A História do Jornalismo Digital no Brasil", que foi tese de seu Doutorado. “É uma pesquisa da história da internet e de como, a partir da plataforma, da Web, que é posterior a criação da internet, procurei saber se pode fazer jornalismo em cima dessa nova tecnologia. No livro eu resgato um pouco disso no primeiro capitulo, falo como surgiram os primeiros portais fora do Brasil, como cresceram e inspiraram os portais aqui, no caso o Brasil Online que era da Abril na época e como os jornais chegaram na internet, as revistas que atrasaram a irem para a internet, ainda como a Globo também foi muito tarde e como surgiram os blogs progressistas, enfim, para contar essa história eu falei com 40 jornalistas.  Nos capítulos finais eu explico um pouco sobre as Fake News, faço um destaque especial para as políticas no Brasil desde o Orkut até chegar em 2018 com o WhatsApp como o principal protagonista das eleições”, explica o autor do livro.

Renato Rovai(Renato Rovai - Foto: Fernanda Ito Ota)

Durante a palestra, Renato Rovai disse que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) jamais teria ganho as eleições se não fosse a internet. “Essa rede orgânica teve um papel fundamental para Bolsonaro. Se não tivesse a internet, Bolsonaro não teria ganhado a eleição, não tenho dúvidas! Ele não tinha partido político forte, não tinha tempo de TV e nem de rádio. Ele cresceu no preconceito e nessa distribuição de nova possiblidade de informação que só a internet permite”.

O diretor do Portal Piauí Hoje, Luiz Brandão, conta que a ideia de trazer Rovai para Teresina surgiu pela necessidade de se aprender mais sobre as melhores formas de se utilizar a mídia digital, as redes sociais e a Internet.

“A presença do Rovai representa, para nós do Portal Piauí Hoje, primeiro a satisfação em recebê-lo, pois é um cara bastante conhecido e extremamente inteirado na questão da internet. É um profissional respeitado no país inteiro e ele traz para gente um aprendizado na área do uso das ferramentas, das mídias sociais e colabora com o jornalismo no Piauí. Só a palestra dele já faz com que a gente aprenda alguma coisa sobre as mídias digitais. Foi bastante positiva a participação dele no nosso evento”, diz Luiz Brandão.

Vice-governadora Regina Sousa(Vice-governadora Regina Sousa - Foto: Fernanda Ito Ota)

A vice-governadora Regina Sousa foi uma das pessoas que apoio o evento. Ela ressalta que Renato Rovai é um dos jornalistas que sempre deu espaço para a versão da esquerda e após o golpe contra a ex-presidente Dilma, os veículos de comunicação como Revista Fórum, Brasil 247, O Cafezinho, entre outros, que recebiam apoio do governo federal, precisou buscar uma forma para sobreviver e essas palestras são uma delas.

“O Rovai é um estudioso das mídias digitais e a gente achou que era importante ele viajar o país. Então articulamos em cada estado com as pessoas e aqui fui eu que fui designada para essa ação e escolhi o Brandão, o Piauí Hoje, para fazer esse trabalho de divulgação. Enfim, aqui pode nascer uma Fórum, a gente quer construir a nossa rede de comunicação nossa, alternativa. Já tem muito veículo com pensamento de direita, então temos que fazer de esquerda para ter esse contraponto. Então é uma possibilidade de a gente ter no Piauí essa rede. Nosso apoio também foi dar uma fortalecida para o Brandão, para o Portal Piauí Hoje”, frisa Regina Sousa.

Outras atividades

Nesta sexta-feira (26), Renato Rovai comandou uma oficina sobre mídias digitais organizada pela CUT/PI, no horário de 9 às 12 horas, no auditório do Sinttel, situado na rua Magalhães Filho, número 469, Centro/Sul de Teresina.

Ainda nesta sexta-feira, Rovai conversa com professores e alunos da Universidade Federal do Piauí, das 14h30 às 15h30. A ação é organizada pelo professor Silvio Barbosa, coordenador do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFPI.

Já no final da tarde, Renato Rovai comanda uma roda de conversas com dirigentes, jornalistas, filiados e militantes do PT. Será no auditório do Diretório Estadual do partido, a partir das 16 horas.

Palestra do Rovai

Lançamento de livro do Rovai 

Palestra do Rovai

Palestra do Rovai 

Fonte: Redação Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: