Policiais e tratores chegam para despejar famílias de assentamento

Pelo menos 45 famílias vivem no assentamento Jacarandá e agora não têm para onde ir


Equipes cumprem ordem de despejo no assentamento Jacarandá

Equipes cumprem ordem de despejo no assentamento Jacarandá Foto: Colaborador Piauí Hoje

Moradores do assentamento Jacarandá, no Povoado Tapúia, região da Cacimba Velha, zona Rural de Teresina, foram acordados com uma ordem de remoção e demolição das casas na manhã desta segunda-feira (18). Pelo menos 45 famílias moram no local e vivem do plantio de milho, feijão, macaxeira e diversos tipos de hortaliças e frutas, mas agora não têm para onde ir.

Segundo a presidente da Associação do Assentamento, Márcia Silva, neste momento a Polícia Militar, Oficiais de Justiça e tratores estão no local prontos para iniciarem a ordem de despejo. A desocupação do terreno foi determinada por decisão liminar (provisória) da juíza Maria das Neves Ramalho. A magistrada atendeu o pedido em ação movida por Sandra Maria Sousa Damasceno e Adonai Fernandes de Carvalho, que dizem serem donos do imóvel.

“Tá cheio de policiais lá dentro, tem dois tratores na frente, dois oficiais de Justiça e a mulher que se diz ser dona da terra estar lá. A mulher está com o carro cheio de homens dela e eles vão tirar as famílias lá de dentro a qualquer minuto de hoje.  A gente tem que tirar as coisas antes que a polícia saia de lá. Já conversei com o coronel Irã, que também estar lá. As pessoas estão calmas, tem muito idoso e eu estou bastante preocupada. Estou indo na Defensoria Pública ver se consigo alguma coisa”, relata Márcia Silva.

Assentamento Jacarandá(Moradores do assentamento - Foto: Piauí Hoje)

Marcia Silva alega que as famílias ameaçadas vivem no local lugar há muito tempo, cerca de três anos. "Sempre viveram da roça. Agora, depois da terra beneficiada e cultivada os donos aparecem", lamenta a presidente da Associação.

As terras são produtivas e têm muitas plantações e criações de pequenos animais. Lá os moradores tiram todo o sustento das famílias e agora estão desesperadas.

Assentamento Jacarandá(Familias retiram seus pertences)
Assentamento Jacarandá
Assentamento Jacarandá
Assentamento Jacarandá

Fotos: Colaborador Piauí Hoje

Fonte: Colaborador do Piauí Hoje

Próxima notícia

Dê sua opinião: