Geral

Piauiense que saiu de casa há 42 anos sonha em reencontrar família de Caracol

Francisco não vê os pais há mais de 30 anos e atualmente ele mora no RJ

Alinny Maria

Quarta - 08/04/2020 às 10:24



Foto: Arquivo pessoal Homem procura família em Caracol, no Piauí
Homem procura família em Caracol, no Piauí

O piauiense Francisco Vicente de Oliveira, 61 anos, mora há 36 anos no Rio de Janeiro e sonha em reencontrar seus pais e irmãos que residem no município de Caracol, a 606 km de Teresina. Os pais de Francisco são Maria Moreira de Oliveira e Jonas Vicente de Oliveira, que moram no povoado Minador, em Caracol. Francisco não ver a família há 42 anos, quando saiu de casa.

"Sai de casa no dia 05 de dezembro de 1978 em busca de trabalho. Primeiro fui para Brasília, onde trabalhei na construção civil e, depois fui para Belo Horizonte, sai no mundo e em 1984 cheguei no Rio de Janeiro", conta Francisco.

No Rio de Janeiro, Francisco conheceu a sua esposa Rosenea Garcia de Azevedo e a ajudou a criar as três filhas dela. Fabrícia Garcia de Azevedo, 34 anos, é a filha mais nova do casal e está empenhada em ajudar o pai a reencontrar seus avós e tios.

"Há muitos anos a gente tenta contato com eles e não consegue. O único meio que a gente tinha para se comunicar com o pessoal de Caracol era por carta. A gente tinha um telefone e esse número não existe mais. A gente queria saber se meus avós ainda estão vivos para eles poder vir aqui porque meu pai também não está com a saúde muito boa. Antes de acontecer o pior, eu queria que ele visse os pais dele", relata Fabrícia.

Francisco e Fabrícia 

Há 33 anos, dona Maria Moreira de Oliveira foi ao Rio de Janeiro visitar o filho. Essa foi a última vez que os dois se viram. "Quando a minha vó veio nos visitar eu era bebê.  A gente morava na Comunidade do Rolo, em Santa Cruz. mas faz muito tempo", disse Fabrícia.

A última pessoa com quem Francisco teve contato foi com um irmão que também saiu de Caracol e atualmente mora em São Paulo. "Esse meu irmão, o Antônio, mora em São Paulo e falei com ele há 14 anos. O Alcides, meu irmão mais velho, chegou a morar comigo no Rio, trabalhamos juntos e foi embora. Tem muitos anos que não vejo nenhum familiar. O nome dos meus irmãos é Alcides, Antônio, Alcino (falecido), Ercília, Maria Do Carmo (falecida) e Marli", diz Francisco Oliveira.

Francisco não lembra exatamente há quanto tempo perdeu o contato com os pais. Ele lembra que a comunicação era feita por cartas e há bastante tempo eles não se falam. "Quando a gente mandava carta para a minha mãe, não chegava lá na casa dela, as cartas chegavam na cidade e só quando ela iria para Caracol fazer feira é que ela pegava as cartas. As cartas chegavam na casa do senhor Louro Barro, filho de João de Barro, que moravam em frente a delegacia. Hoje eu não sei se minha mãe ainda está viva", lembra.

A família pede para quem souber informações sobre Francisco são Maria Moreira de Oliveira e Jonas Vicente de Oliveira, moradores de Caracol, que entrem em contato com Fabrícia pelo número de WhatsApp (21) 97453-5214. 

Francisco e a filha Daiane 

Francisco há mais de 30 anos Certidão de nascimento de Francisco Oliveira 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: