Geral

Piauí zera a fila de espera por leitos de UTI Covid, diz secretário de Saúde

Ele alerta, porém, que os leitos permanecem lotados e população precisa manter as medidas preventivas

Cintia Lucas

Quarta - 05/05/2021 às 16:24



Foto: Divulgação Secretário Florentino Neto
Secretário Florentino Neto

O secretário de Saúde do Piauí, Floretino Neto, anunciou nesta quarta-feira, 5, em suas redes sociais, que o Piauí zerou a fila de espera por leitos de UTI covid hoje. Segundo ele, "nenhum paciente encontra-se à espera por um leito de UTI. Precisamos continuar tomando todas as medidas preventivas para diminuirmos, cada vez mais, os índices de transmissibilidade. Ainda não vencemos essa guerra!". 

Em entrevista à TV Cidade Verde hoje, Florentino Neto afirmou que nessa segunda onda, há mais leitos à disposição do serviço de assistência ao paciente com covid do que na primeira onda. "Mas tivemos um número maior de casos, o que acabou gerando uma fila de até 200 pessoas. Foi um esforço muito grande, principalmente, dos profissionais de saúde da central de regulação trabalhando 24 horas buscando, o mais rápido possível, encontrar um leito para aquele paciente que necessitava", destaca o secretário. 

Ele alerta, porém, que os leitos permanecem lotados e população precisa manter as medidas preventivas. 

"Na primeira onda não chegamos a ter fila. Na segunda onda houve elevação da ocupação hospitalar, isto gerou a fila. Agora zeramos. A vacina é importantíssima e não é porque você tomou a vacina que não vai tomar as medidas preventivas. Temos que estar conscientes. Não vencemos a guerra ainda! Vencemos algumas batalhas e a guerra só será vencida quando tivermos a imunização do nosso povo", reitera. 

O secretário de Saúde avalia também que a situação é consequência de medidas restritivas de circulação de pessoas adotadas pelo Governo do Piauí.  


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: