Geral

Piauí registra 11 mortes por Covid nas últimas 24h; 7 só em Teresina

Criança de um ano é mais nova contaminada com o Sars-CoV-2, segundo a Sesapi

Valciãn Calixto

Sexta - 29/05/2020 às 19:17



Foto: Kiodo/@Reuters Covid -19
Covid -19

O número de mortes diárias em decorrência do novo coronavírus só cresce no Piauí e se mantém acima de dez óbitos. Na última terça-feira (26) em número recorde, o estado registrou 15 mortes e nesta sexta-feira (29) foram 11 os piauienses que perderam a batalha para a doença, sete somente em Teresina. As informações são do boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e agora são 157 óbitos em todo o Piauí.

Das 11 vítimas, nove são homens e duas mulheres. Os homens tinham 58 anos, 66 anos, 85 anos, 87 anos e dois de 70 anos (Teresina); um de 78 anos (Nossa Senhora dos Remédios); 54 anos (Parnaíba) e outro de 74 anos (Pimenteiras). Além deles, duas mulheres, uma de 50 anos e outra de 69 anos (Teresina) também não resistiram às complicações de Covid-19. Apenas um  dos homens, de 70 anos, não possuía comorbidades.

242 novos casos foram confirmados, sendo 111 homens e 131 mulheres com idades entre um e 88 anos. Agora são 155 municípios com infectados. São Miguel do Tapuio, que apareceu ontem na lista de municípios com casos confirmados, sai da relação. É que os casos registrados como do município são de pessoas da cidade, que possuem cartão do SUS com endereço local, mas que residem em São Paulo.  

No total, o Piauí tem 4.745 infectados, destes 496 estão internados, sendo 332 em leitos clínicos, 161 em leitos de UTI e três em estabilização. 

Retorno do comércio em Teresina

Hoje o prefeito divulgou em coletiva com a imprensa os sete critérios para que as atividades econômicas sejam retomadas na capital. Ele afirmou também que ainda não há data definida para isso acontecer. Os sete critérios considerados são: medir e monitorar a taxa de reprodução da doença; reduzir o número de internações; diminuir o número de óbitos; avaliar a capacidade de leitos de observação e enfermaria; considerar capacidade de leitos de UTI; fortalecer a capacidade de testagem; e ampliar a capacidade de rastreamento de contatos.

Testagem de PMs

Hospital da Polícia Militar está aberto 24h para PM que sentir sintomas do Covid. A informação foi divulgada hoje pelo diretor administrativo da unidade, o Tenente Coronel Iran Moura. A testagem em massa de policiais acontece logo após a morte do Cabo Braga, primeiro PM a morrer em decorrência da Covid-19.

BNB tem 7 casos de Covid

Sete servidores do Banco do Nordeste (BNB) no Piauí testaram positivo para Covid-19. Os dados são do Sindicato da categoria e foram divulgados nesta sexta-feira (29). No total, são 15 bancários infectados e 14 casos suspeitos no estado.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: