Geral

Piauí oferta linha completa de assistência farmacêutica aos diabéticos

O evento chega à 24ª edição e reuniu cerca de 60 mil pessoas em um ato de fé e solidariedade.

Redacão

Quinta - 18/07/2019 às 18:43



Foto: Arquivo/Agência Brasil Diabetes
Diabetes

A Assistência Farmacêutica do Governo do Estado oferta a mais completa linha de assistência farmacológica aos pacientes diabéticos, dispensando desde medicamentos orais e insulinas, além de insumos, como canetas e agulhas. O Piauí é um dos poucos estados da federação em que esta dispensação se dá de forma administrativa, sem a necessidade do paciente recorrer à justiça para ter acesso ao tratamento.

Na política de assistência aos diabéticos adotada pelo Estado é garantido o fornecimento do que se chama de segunda linha de tratamento, quando os medicamentos dispensados pela Atenção Básica, nos municípios, não têm mais resolutividade, explica a diretora da Assistência Farmacêutica, Wanda Avelino. “O Piauí é um dos únicos estados do país a ofertar uma linha completa de medicamentos anti-diabéticos orais e insulinas, numa política pública bem abrangente”.

Ao todo, são beneficiados mais de três mil pacientes, com a oferta de 19 apresentações farmacológicas, que abrange quatro tipos de medicações orais, com 12 apresentações, e sete tipos de insulinas, de ação rápida e de longa duração. Para ampliar o leque no tratamento do diabetes, foi incorporado no ano passado o fornecimento de agulhas. “Antes, o paciente tinha que custear, mas hoje fornecemos gratuitamente”, afirma a diretora.

Garantia no fornecimento

Num esforço conjunto entre a diretoria da Assistência Farmacêutica e Secretaria de Estado da Saúde, além da Administração e Previdência, as equipes têm buscado agilizar a manutenção de estoque dos medicamentos orais e insulinas aos pacientes diabéticos. Em diversas etapas no processo administrativo de compra, a meta é que na primeira quinzena de agosto, que sete apresentações farmacológicas sejam regularizadas o fornecimento. 

A diretora afirma que quatro tipos de medicações estão empenhadas, ou seja, já com ordem de pagamento, aguardando o fornecimento por parte das empresas. Os outros três tipos de medicações tiveram pregão publicado no último dia 12 de julho, no Diário Oficial do Estado. Com isso, já estão sendo providenciados os empenhos e ordem de fornecimento às empresas.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: