PANDEMIA

OAB cobra diagnóstico do Covid 19 em presos encaminhados à Central de Flagrantes

Instituição enviou ofício à Central de Flagrantes solicitando informações sobre os procedimentos adotados para com os presos que ali se encontram


Central de Flagrantes de Teresina

Central de Flagrantes de Teresina Foto: Google Maps

A Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) expediu ofício solicitando informações acerca dos procedimentos adotados pela Central de Flagrantes de Teresina, coordenada pelo delegado Bruno Meyer, nesta segunda-feira (06). A instituição quer saber se há alguma espécie de triagem ou diagnóstico dos detentos para a averiguação de ocorrência ou não do Covid 19 nos presos.

“Requeremos saber se na Central de Flagrante já há algum processo que possibilite a realização de triagem e diagnóstico dos detentos para a averiguação de ocorrência ou não do COVID-19. É de extrema importância que haja alguma medida, já que o sistema prisional em nosso país também já foi afetado. Ter medidas que amenizem a proliferação do novo coronavírus é fundamental a essa altura”, explanou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.


O presidente da Comissão de Segurança Pública, João Marcos Parente, mostrou preocupação com o aumento da criminalidade na capital, em especial o crescimento nos casos de arrombamentos e furtos. Segundo o documento, o fechamento de estabelecimentos comerciais e isolamento social podem gerar aumento na criminalidade. Diante disso, a OAB Piauí também tem o intuito de requerer providências da Secretaria de Segurança a fim de ampliar as rondas ostensivas em determinadas localidades.

Para tal ação, é necessário o acesso ao número de infrações ocorridas desde a decretação da quarentena (18 de março de 2020), bem como informações sobre os tipos penais praticados e as regiões dessa cidade, possibilitando, assim, a ciência integral acerca da dinâmica da criminalidade nesse período.

Segundo o Presidente da CSP, João Marcos Parente, é fundamental que a OAB Piauí e a Comissão tenham acesso a todas essas informações. “Nosso intuito é ter a possibilidade de cobrar das autoridades competentes a ampliação de estratégias de segurança nas respectivas localidades e, consequentemente, garantir a segurança em nosso dia a dia”, frisou.

Fonte: Com informações da OAB-PI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: