Geral

O futuro chegou: Piauí Conectado instala data center mais moderno do estado

O equipamento vai ampliar a capacidade de atendimentos oferecidos pelo Governo do Estado à população.

Redação

Quinta - 01/10/2020 às 19:53



Foto: Divulgação Piaui conectado
Piaui conectado

O futuro está ao alcance dos piauienses. Em uma grande operação realizada no último final de semana, a Piauí Conectado trouxe para Teresina o mais moderno data center do estado.

A estrutura funcionará como o centro nervoso do projeto, armazenando dados e transmitindo toda a comunicação de rede e internet das secretarias e órgãos do Governo do Estado.

O data center Tier III foi projetado para atuar de forma ininterrupta, oferecendo segurança e infraestrutura elétrica de alta disponibilidade. O termo Tier III representa o nível de classificação mundial de segurança. Estes níveis podem variar de Tier I a Tier IV, sendo o Tier III o segundo mais seguro.  

De acordo com Lucas Gomes, representante da Gemelo, empresa responsável pela fabricação do data center, o espaço foi fabricado com paredes corta-fogo e estrutura antivandalismo. “O ambiente pode ficar fora do ar somente 36 minutos no ano. E a Gemelo trabalha para não ficar nenhum minuto no ano, sempre com as manutenções preventivas em dia. Na falta de energia, os geradores assumem toda a carga”, esclarece o gerente de manutenção.

O ambiente foi instalado no Centro de Operações da Piauí Conectado, localizado no bairro São Pedro, região Centro Sul de Teresina. O espaço possui mais de 1000m² de área construída e será inaugurado em breve.

Ao todo, estão sendo investidos mais de 10 milhões de reais na construção e aquisição de todos os equipamentos. “Uma grande estrutura, com tecnologia de ponta, está sendo montada para monitorar e oferecer os últimos avanços tecnológicos em processamento de dados, trazendo maior disponibilidade e segurança para toda a rede do Governo do Estado”, explica Leonardo Chagas, diretor de operações da Piauí Conectado.

A partir do Centro de Operações, toda a rede será monitorada 24 horas por dia pela equipe de técnicos especializados. Todos trabalharão para que não ocorra indisponibilidade de comunicação aos servidores da Administração Pública, beneficiando toda a população piauiense.

Para o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a estrutura tecnológica é uma das mais modernas do país, representando um marco na história do Piauí. “Com o data center e o Centro de Operações em funcionamento, o Governo do Estado vai conseguir proporcionar aos cidadãos piauienses atendimentos públicos com mais qualidade e agilidade. O futuro chegou ao Piauí”, afirma Emerson Silva, diretor-presidente da Piauí Conectado.

O diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, avalia a chegada do data center como um grande passo na consolidação do projeto Piauí Conectado. “Em breve, a rede estará 100% segura e disponível com estes equipamentos de alto nível”, pontua.

Piauí Conectado

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e a Agência de Tecnologia de Informação do Estado (ATI/PI).

O projeto Piauí Conectado consiste na implantação de uma rede de fibra óptica de qualidade e menor custo, que traz benefícios para a população piauiense.

Fonte: Priscila Florêncio

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: