Geral

Novas regras para tirar CNH começam a valer hoje e dividem opiniões

A partir de agora não é mais obrigatório o uso do simulador e as aulas práticas foram reduzidas

Alinny Maria

Segunda - 16/09/2019 às 12:30



Foto: Autoria desconhecida/Google Autoescola/Imagem ilustrativa
Autoescola/Imagem ilustrativa

Começara a valer hoje (16), as novas regras para a formação de condutores no Brasil. Uma série de novas normas aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alteram o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A resolução do Contran altera a obrigatoriedade do uso de simulador e reduz carga horária das aulas práticas. A mudança divide opiniões e geram polêmica.

Para os alunos que pretendem obter a categoria B (permite a condução de veículos de quatro rodas com lotação para oito lugares), o uso do simulador deixa de ser obrigatório e passa a ser facultativo, ou seja, só será utilizado se o aluno solicitar o uso. Caso o aluno decida não utilizar o simulador, ele precisará passar por 20horas/aulas práticas. Já usando o equipamento, a carga horária cai para 15 horas.

Outra mudança está na divisão entre práticas noturnas. Na categoria B (carro), foi reduzido para  20 horas-aula, sendo que uma a cada cinco precisa ser feita à noite. Lembrando que se o aluno optar pelo simulador, cai para 15 horas minímas.

CONTINUA...

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: