Geral

No Piauí, pesquisadores encontram ferramentas feitas por macacos há 3 mil anos

A descoberta foi no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato

Da Redação

Terça - 25/06/2019 às 09:27



Foto: Tiago Falótico / USP Pesquisadores apontaram que os macacos passaram o conhecimento artefatual um para o outro, de modo cultural
Pesquisadores apontaram que os macacos passaram o conhecimento artefatual um para o outro, de modo cultural

Pesquisadores encontraram no Piauí ferramentas produzidas por macacos-prego há mais de 3.000 anos para quebrar sementes e pedras. Os macacos adaptaram as ferramentas com o tempo e dependendo do tipo de alimento em que eram utilizadas. A descoberta é de suma importância nos estudos do desenvolvimento cerebral dos primatas no isolamento do continente americano. As informações são do site Aventuras na História [aventurasnahistoria.uol.com.br].

A pesquisa partiu de materiais escavados no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, no sertão piauiense. A equipe envolveu diversas áreas do conhecimento, como biologia, psicologia, etologia e arqueologia. Os pesquisadores apontaram que os macacos passaram o conhecimento artefatual um para o outro, de modo cultural.  

Trata-se de técnicas de lascamento que envolvem o uso de uma bigorna e um martelo, feitos de pedra. Era usado principalmente na produção de materiais líticos e para a quebra de sementes. Na estratigrafia do campo, é possível traçar a evolução do uso dessas ferramentas nos 3.000 anos de ocupação territorial. É visível a preferência por pedras menores durante o período. O cenário mudou há 2.500 anos, quando as pedras começaram a aumentar - só há 100 anos que existe um retorno do uso de pedras menores.

Para a realização da pesquisa, foi preciso isolar uma área de habitação na Serra da Capivara que não fosse ocupada anteriormente por seres humanos. No caso dos artefatos líticos, é mas fácil a percepção de que são materiais feitos por macacos, pois as pedras lascadas humanas eram maiores que as lascas usadas pelos macacos-prego.

A descoberta é importante para os estudos aprofundados sobre os utensílios artefatuais primatas. Além dos seres humanos, os macacos-prego são os únicos primatas do Continente Americano que produziram ferramentas. Em geral, isso ocorre entre animais de hábitos terrestres, que têm mais contato com pedras. 

Fonte: Aventuras na História/UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: