Geral

Multas por uso de celular no trânsito aumenta 36% em Teresina

Somente este ano, mais de seis mil infrações foram registradas na capital. A prática é uma das mias cometias pelos motoristas na capital

Redação

Quinta - 21/11/2019 às 15:18



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Celular ao volante
Celular ao volante

De janeiro a outubro deste ano, foram registradas mais de 6 mil multa relacionadas ao uso de celular no trânsito em Teresina. Quando comparado ao ano passado, que durante todo o ano houveram 4 mil multas, o aumento de infrações nesta categoria é de 36% segundo dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a prática é uma das 10 infrações mais cometidas pelos motoristas na capital e a terceira maior causa de mortes no trânsito. A infração é dividida em três categorias, visto que não é permitido manusear, utilizar e segurar o telefone celular ao volante. Segurar e manusear são consideradas infrações gravíssimas, com multa no valor de R$ 293,47, e utilizar o celular é infração média, no valor de R$ 130,16.

O supervisor dos agentes de trânsito da Strans, Ricardo Braga, alerta para que a população não utilize aparelhos telefônicos enquanto dirige, já que a infração é um risco para condutores e pedestres. “Um momento de distração do condutor põe em risco a vida do motorista e de outras pessoas que estejam utilizando a via. Portanto, alertamos para que a população respeite as leis de trânsito, afinal, essa prática incorreta pode ser evitada”, enfatiza Ricardo.

Ricardo ressalta, ainda, que o uso do celular aumenta as chances do motorista de se envolver em acidentes. “Solicitamos que os condutores fiquem atentos na direção e evitem esse tipo de prática, pois segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso incorreto desses aparelhos telefônicos na direção aumenta em cerca de 400% as chances de acidentes”, completa.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: