Geral

Médicos denunciam falta de pagamentos a servidores da capital e interior

Promotor do MP-PI fez cobranças à SEADPREV e SESAPI durante audiência

Da Redação

Quarta - 18/09/2019 às 16:48



Foto: MP-PI Audiência no Ministério Público do Piauí
Audiência no Ministério Público do Piauí

Diante de seguidas paralisações dos profissionais da Saúde do Estado, o Ministério Púbico do Piaui (MP-PI), realizou uma audiência na tarde da última terça-feira (18), visando reduzir possíveis prejuízos no atendimento aos pacientes que dependem do sistema público de saúde.

Segundo os conselhos que representaram os profissionais durante a audiência, os atrasos nos pagamentos estão atingindo servidores dos hospitais de Teresina e do interior. Os relatos dos profissionais dão conta que algumas categorias estão com salários atrasados desde fevereiro deste ano. “Eu sou um profissional concursado, mas estou presente aqui em solidariedade aos colegas que estão trabalhando sem receber o seu pagamento”, disse o médico Alberto Almeida, conselheiro do CRM-PI. "Os profissionais, quando dizem que vão parar os trabalhos, são ameaçados pelos gestores da unidade de saúde. Isso é um absurdo", criticou a presidente do COREN-PI.

Encaminhamentos

Entre as medidas encaminhadas ao final da reunião, ficou decidido que o MP-PI vai solicitar à Sead/Prev (Secretaria de Estado da Administração e Previdência) explicações sobre a denúncia de que a contribuição previdenciária não está sendo recolhida. Caso seja constatada a falta de repasses, o promotor de Justiça declarou que essas informações serão repassadas ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) para a realização de uma auditoria.

O MPPI requisitará ao TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado) uma auditoria em toda a folha de pagamento e de pessoal da Sesapi e da FEPISERH (Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares).

Por último, Eny Pontes afirmou que encaminhará ao secretários de Fazenda e Administração a ata da reunião com objetivo de que os gestores se manifestem sobre as soluções para os atrasos salariais dos servidores contratados.

Fonte: Com informações do MP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: