PANDEMIA

Hospital do Verdão recebe primeiro paciente com Covid-19

O mesmo se encontra internado no leito de estabilização do hospital


Paciente com Covid chegando ao Hospital do Verdão em Teresina

Paciente com Covid chegando ao Hospital do Verdão em Teresina Foto: Divulgação/Sesapi

Foi encaminhado nesta terça-feira (02) ao Hospital de Campanha Estadual (HCE) o primeiro paciente infectado com o novo coronavírus. Na unidade são 90 leitos de enfermaria e 13 de estabilização, ou seja, com capacidade para receber até 103 doentes.

O paciente é um homem de 43 anos, que estava internado no Hospital Geral do Buenos Aires, zona Norte de Teresina. No hospital de campanha ele foi para o leito de estabilização.

Ainda na tarde de hoje, a unidade deve receber uma mulher, internada no bairro Matadouro e um homem de 54 anos, que está na UPA do bairro Satélite. Assim como o primeiro paciente, eles serão submetidos a uma triagem.

“Quando o paciente dá entrada no hospital ele é entregue à triagem, uma equipe de profissionais clínicos com enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio médico caso necessário. Essa equipe da triagem é que vai definir o que vai ser feito com os pacientes. Basicamente temos três possibilidades: a primeira é se o paciente apresentar um estado clínico estável, ele será encaminhado para casa; os outros dois casos são de internação, onde os pacientes são encaminhados para os leitos de estabilização ou para os leitos clínicos”, explicou Joel Rodrigues, coordenador de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Piauí para o HCE.

Os pacientes que forem encaminhados para casa vão ser acompanhados remotamente pelos profissionais do HCE. “Caso haja piora ele irá retornar para o hospital. Caso não haja a necessidade de ser internado, ele estará melhor em seu leito familiar, rodeado pelo apoio da família e em isolamento”, afirmou Joel Rodrigues.

Fonte: Com informações da SESAPI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: