PROJETO

Guarda Municipal vai monitorar mulheres vítimas de violência doméstica

O projeto Patrulha Maria da Penha consiste em visitas periódicas às residências de vítimas de agressões


Guarda Municipal de Teresina

Guarda Municipal de Teresina Foto: Ascom

A Guarda Municipal vai ajudar as mulheres vítimas de violência e que são assistidas pelo Centro de Referência Esperança Garcia em Teresina. Nessa quinta-feira, 22, o projeto “Patrulha Maria da Penha” foi discutido em reunião entre o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, e representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), Guarda Civil Municipal e vereador de Teresina, Enzo Samuel.

A expectativa é que o programa seja lançado em novembro deste ano. O projeto consiste na realização de visitas periódicas às residências de 100 mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir eventuais atos de violência.


Além das visitas, o encontro apontou alternativas que podem ajudar na diminuição da violência, como o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e o desenvolvimento de um aplicativo com a possibilidade da inserção do botão do pânico.

“Vamos realizar novas reuniões para alinhar o projeto e apresentar ao prefeito Firmino Filho. Temos, também, a intenção de conhecer a execução desse projeto em Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Vamos buscar fazer contato para entender as dificuldades nesse processo de implantação e o alcance”, disse Samuel Silveira.

Fonte: Semcaspi

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: