Governo do Estado nomeia novos agentes penitenciários

Nesta quinta-feira (4), novos servidores participam de audiência de lotação.


Governo nomeia novos agentes penitenciários

Governo nomeia novos agentes penitenciários Foto: Thanandro Fabrício/AscomSejus

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), nomeou 25 novos agentes penitenciários nesta quarta (3). A posse deu prosseguimento ao calendário de nomeações que em 2019 já nomeou 100 novos agentes de segurança penitenciária. Nesta quinta-feira (4), os novos servidores participam de audiência de lotação, onde serão direcionados para as unidades prisionais.

Daniel Oliveira, Secretário da Justiça, adiantou sobre o papel estratégico dos novos agentes para o funcionamento da nova unidade penal do Estado, a Cadeia Pública de Altos, com mais de 600 novas vagas, tem previsão de ser inaugurada nos próximos meses. “A maioria deve trabalhar na nova unidade prisional conhecendo, inicialmente, a estrutura física e o planejamento para o seu funcionamento. Essas nomeações nos motiva, nos dá mais ânimo e mais responsabilidade”, informou Oliveira.

Presente na solenidade de nomeação, o secretário de Administração e Planejamento (SeadPrev), Ricardo Pontes, afirmou que os novos servidores renovam o quadro do funcionalismo público. “Precisamos das ideias e da coragem desses novos servidores. Eles são muito importantes para o fortalecimento do serviço público”, destacou.

Acompanhada da mãe, a nova agente Raísa Macêdo falou em nome da turma. “Dia de gratidão, de agradecer a Deus e lembrar o quanto foi dura e árdua a nossa batalha. Mas hoje é um dia de vitória. Que nós entremos com o mesmo espírito que saímos do curso de formação: com um sentimento de mudança para o sistema prisional“, comemorou.

Além dos termos de posse e dos certificados da Academia de Formação Penitenciária (Acadepen), os  agentes também receberam uma placa em homenagem a turma, que contou com a participação de professores da Academia Nacional Penitenciária.

O diretor da Academia, Jacinto Teles, deu boas-vindas aos novos servidores e falou dos desafios da profissão. “O agente penitenciário é o verdadeiro executor da Lei de Execução Penal. Os desafios são grandes do sistema. Temos satisfação de agradecer a formação que esses agentes receberam. Compatibilizamos as disciplinas teóricas com a parte operacional em diversas disciplinas formativas”, informou.

Fonte: Sejus

Próxima notícia

Dê sua opinião: