Geral

Governo do Estado desenvolve projetos para fomento da pesquisa no Piauí

Ações vão valorizar pesquisadores e fortalecer mecanismos de incentivo e inovação.

Sábado - 21/01/2017 às 14:01



Foto: University of Hertfordshire Pesquisa e Inovação
Pesquisa e Inovação

Com a finalidade de contemplar todas as instituições públicas de ensino superior na área de pesquisa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), por meio da Superintendência de Ciência e Tecnologia, traça projetos para valorizar pesquisadores e fortalecer mecanismos de incentivo e inovação.

Entre as iniciativas, está o lançamento de edital de Infraestrutura de Pesquisa do Estado do Piauí, que tem por objetivo fortalecer as instituições que lidam com a pesquisa, especialmente com aquisição de equipamentos.

Outra proposta é desenvolver o Plano Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação para promover o desenvolvimento sustentável do Piauí. Para tanto, será lançada uma plataforma de planejamento em nível de Superintendência de Ciência e Tecnologia e de Política de Ciência e Tecnologia para o estado. Esta plataforma colherá informações que permitirão um planejamento na área de desenvolvimento científico e tecnológico para as próximas décadas.

Para o superintendente da Sedet, Thiago Carvalho, o setor planeja também a realização de dois eventos anuais na área de inovação, um com o propósito da aproximação entre indústria e academia e outro para academia e comércio. “O setor produtivo do estado há muito tempo pleiteia uma aproximação com a academia. Industriais, comerciantes e o setor de prestação de serviços precisam conhecer o que se faz nas universidades e demais instituições de pesquisa do estado”, enfatizou Carvalho.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: