Geral

Governo define metas para cultura, esporte e educação no 2º semestre

Semestre Metas Esporte Cultura Edicação

Terça - 23/08/2011 às 13:08



O governador Wilson Martins recebeu os gestores da Secretaria da Educação (Seduc), Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e Fundação Antares, para planejamento e execução de metas neste segundo semestre.

No encontro de ontem (22), o governador se mostrou satisfeito com os resultados e disse que em outubro, quando se comemora o aniversário do Piauí, haverá uma programação especial com a entrega de obras e serviços ao povo nas mais diferentes regiões do Estado.

O secretário da Educação, Átila Lira, apresentou em seu relatório a ampliação de 19 para 181 escolas de Tempo Integral, beneficiando um total de 24.339 alunos e destacou ainda a implantação do projeto Produtores do Futuro em escolas agrotécnicas, com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil com o financiamento e da Embrapa com o apoio tecnológico.

O projeto já em execução nas cidades de José de Freitas, Oeiras, Teresina, Pedro II, Simplício Mendes. As escolas funcionarão como centro de apoio e transferência de tecnologia para comunidade. Inclusive, em José de Freitas, a escola ganhará dois tanques para piscicultura e há cidades que trabalham com a produção de batata biofortificada.

Outro ponto importante destacado pelo secretário Átila Lira é o Intensivão, que inicia em setembro, e tem como finalidade preparar os alunos da escola pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular, utilizando professores da rede estadual.

A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) destacou como meta o apoio aos festivais realizados nas cidades do interior, a reabertura da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, a aquisição de equipamentos de som e luz para o Theatro 4 de Setembro e a retomada do Projeto Cultural Boca da Noite, que completa 15 anos de existência, sempre divulgando o artista local.

Para a Uespi, o governador defendeu como prioridade a construção do campus de Picos e a ampliação da Uespi para cidades onde ela funcionava.

Para a Fundação Antares, o governador Wilson Martins solicitou projeto para implantação do sistema digital.


 

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: