Geral

Governador diz que Piauí teve redução de 15% na ocupação de leitos de UTI

Índice leva em conta o pico da pandemia do novo coronavírus no Estado que ocorreu no início de maio

Valciãn Calixto

Terça - 04/08/2020 às 13:53



Foto: Piauihoje.com Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias usou suas redes sociais na tarde desta terça-feira (04) para informar que o Piauí registrou queda de 15% na ocupação de leitos de UTI, que atendem os pacientes mais graves com Covid-19.

Estes leitos tiveram uma redução de 330 internados (o pico até agora), no dia 7 de maio, para 279 no mesmo período, uma queda de 15%. Em relação à ocupação dos leitos, a comparação está a seguinte: em 7 de maio, 77% dos leitos de terapia intensiva estavam sendo usados por pacientes com Covid-19. Ontem, dia 3 de agosto, o índice de ocupação era de 60,9%.

Veja sequência de tuítes do governador:

Nos últimos dias, tivemos uma queda na ocupação de leitos de UTI, estabilização e clínicos no Piauí. Ontem, 3 de agosto, havia 279 pacientes internados em leitos de UTI, uma redução de 15% se comparado ao pico no nosso Estado, no dia 7 de maio, quando eram 330 internados. 

Os critérios estabelecidos pelo nosso Comitê Científico mostram que o Pro Piauí, nosso pacto pela retomada organizada, está estabelecendo um retorno das atividades de forma segura para a nossa população. Assim, o planejamento segue, ainda que muitos cuidados sejam necessários. 

E ressalto: a pandemia não acabou! O cuidado de cada um é importante para todos. Estamos vivendo um “novo normal”, com muitas regras sim, mas sempre pensando na saúde e vida de todos os piauienses.

A redução na taxa de ocupação dos leitos é um dos critérios exigidos pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, entre elas a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que os governos estaduais e locais comecem a flexibilizar as regras de confinamento. Amparado por técnicos da Secretaria de Saúde e em sintonia com o Consórcio Nordeste, o Governo do Piauí tem sido bastante cauteloso nas medidas em relação ao Covid-19.

Somente após muitas reuniões e baseados em estudos científicos, o governador Wellington Dias autorizou a execução do Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas – o Pro Piauí. Graças a eles, a reabertura dos setores do estado tem sido feita de forma gradual e cautelosa, permitindo segurança sanitária à população, ao mesmo tempo em que permite a geração de renda às empresas, após quatro meses com os negócios parados.

Taxa de ocupação de leitos clínicos
7 de julho (pico) – 54%
3 de agosto – 41,8%

Taxa de ocupação de leitos de estabilização
7 de julho (pico) – 37%
3 de agosto – 23,3%

Taxa de ocupação de leitos de UTI
7 de maio (pico) – 77%
3 de agosto – 60,9%


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: