PREVIDÊNCIA

Gerência do INSS planeja reabertura das agências com atendimento presencial

O atendimento presencial está suspenso desde o dia 19 de março em todas as agências do INSS n Brasil


Reunião do gerente Daniel Lopes com a equipe do INSS no Piauí

Reunião do gerente Daniel Lopes com a equipe do INSS no Piauí Foto: Divulgação

A gerência do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, no Piauí, está preparando a reabertura das agências da Previdência Social no estado. Na sexta-feira (19), a direção do Instituto prorrogou a suspensão do atendimento presencial até o dia 13 julho. Até lá será mantido o atendimento remoto pelos sites inss.gov.br é meuinss.com.br ou pelo telefone 135.

O atendimento  presencial nas agências do INSS em todo país está suspenso desde o dia 19 de março. A medida foi adotada para evitar a aglomeração nas unidades do INSS é prevenir contra a possibilidade de transmissão do novo coronavírus aos  servidores e segurados.

"Desde o dia 19 de março os servidores do INSS estão trabalhando remotamente. Todos os processos e requerimentos referente a benefícios estão sendo despachados normalmente via Internet. O INSS não parou", explica o gerente executivo do INSS no Piauí Daniel Lopes.

Nesta segunda-feira 22 o gerente reuniu toda a sua equipe para tratar do planejamento das ações a serem adotadas para reabertura das agências no Piauí. Durante a reunião, presencial, ficou decidido que reabertura das agências será gradual e que o atendimento será prioritário aos segurados que acenderem esse serviço.

A reabertura vai contar com o reforço de pessoal com a contratação de servidores temporários. Segundo Daniel Lopes, serão convocados aposentados do INSS e das Forças Armadas. "Nós vamos trabalhar para que na reabertura das agências todos os servidores estejam aptos a atender a todos que busquem nossos serviços é benefícios", garante o gerente.

Os chefe do serviço de atendimento do INSS no Piauí, João Ricardo Linhares, disse que as agências serão reabertas gradualmente e de acordo com as prioridades de atendimento. "Tudo será feito para resguardar a saúde dos servidores e dos segurados que nos procuram nesses tempos de pandemia da covid-19", explica Linhares.

O chefe do Serviço de Benefícios do INSS no Piauí, William Machado acredita que a reabertura das agências vai melhorar a relação dos segurados com o INSS, principalmente daqueles que têm dificuldade de acesso à Internet. "Mas não haverá mudança na análise dos processos. Eles vão continuar sendo analisados como já vinham sendo feitos", ressalta William.

O INSS possui 32 agências no Piauí sendo cinco delas na capital se for confirmada a reabertura para o dia 13 de julho essa reabertura será gradual e será e serão atendidos inicialmente somente aqueles segurados que tenham agendado atendimento nessas agências.

Próxima notícia

Dê sua opinião: