A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Decreto Legislativo apresentado pela deputada Vanessa Tapety (MDB), que concede o título de cidadania piauiense a Gilson da Silva Pupo Azevedo, mais conhecido como Frei Gilson, religioso paulistano conhecido por seu carisma, trajetória musical e forte presença nas redes sociais. Ainda não há data definida para a vinda do frei ao estado para receber a honraria.
Segundo a autora da proposta, o reconhecimento é uma forma de homenagear o impacto espiritual e social que Frei Gilson exerce sobre os fiéis piauienses.
“Mesmo à distância, Fred Gilson é um homem que está sempre presente nas nossas vidas. Suas palavras, pregações, canções chegam diariamente aos lares por meio de suas redes sociais, da internet, fortalecendo a fé e confortando os corações e aproximando as pessoas de Deus”, afirma Vanessa Tapety lembrando ainda que o Piauí é o estado com o maior número de católicos do país.
O título de cidadão piauiense será o segundo reconhecimento do tipo concedido ao religioso no Nordeste, após a Assembleia Legislativa da Paraíba também aprovar.
Quem é Frei Gilson
Nascido em São Paulo, em 17 de dezembro de 1986, Gilson da Silva Pupo Azevedo cresceu na comunidade de Paraisópolis. Desde jovem teve contato com a música por influência da mãe, que liderava um grupo de oração. Sua conversão religiosa ocorreu aos 13 anos.
Aos 18, ingressou na Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, e em 2013 foi ordenado sacerdote. No ano seguinte, assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Santo Amaro (SP), onde atuou por nove anos.
Além da vida pastoral, Frei Gilson se destacou na evangelização através da música, à frente do ministério Som do Monte, com sucessos como “Salvos Pela Cruz”, “Santo Sacrifício” e “A Hora Milagrosa”. Sua carreira musical se uniu à missão de fé digital: no YouTube e no Instagram, soma milhões de seguidores.
Durante a Quaresma de São Miguel, suas transmissões de orações na madrugada chegam a reunir mais de 1 milhão de pessoas simultaneamente, um recorde no segmento religioso. Em eventos presenciais, como na Canção Nova, atrai multidões com celebrações e shows de evangelização.
Reconhecimento nacional
Em 2024 e 2025, Frei Gilson consolidou-se como um dos maiores evangelizadores do país, unindo espiritualidade, música e tecnologia. A homenagem da Assembleia Legislativa do Piauí reconhece não apenas sua trajetória religiosa, mas também o alcance de sua mensagem de fé entre os piauienses.
Fonte: Com informações da Alepi
Mais conteúdo sobre:
#frei gilson #teresina #piauí #título #cidadania piauiense #reconhecimento #alepi