Firmino Filho acompanha "Faxina nos Bairros" no Parque Poty

Objetivo é combater o mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya


Prefeito Firmino Filho acompanha o Faxina nos Bairros

Prefeito Firmino Filho acompanha o Faxina nos Bairros Foto: PMT

O Parque Poty, localizado na zona Sudeste de Teresina, recebeu, neste sábado (30) o mutirão de limpeza da Faxina nos bairros, que acontece semanalmente na capital para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

O prefeito Firmino Filho acompanhou as atividades em uma das áreas, o Residencial Firmino Filho, e conversou com os moradores sobre a importância da conscientização sobre o descarte correto do lixo. “Nós responsabilidade pelo lixo que produzimos. Se não for feito o descarte adequado dos nossos resíduos sólidos a cidade vai ter prejuízos enormes, como o entupimento de galerias e o aumento de doenças como a dengue. É um desafio importante que deve ser feito na nossa casa, nas escolas, na nossa comunidade.

Para combater todos esses males, temos que ter uma mudança de comportamento e fazer nossa obrigação: cuidar das nossas casas para que não deixemos lugares onde pode ter acúmulo de água parada, impedindo que apareçam os criadouros do Aedes aegypti. Temos que nos informar sobre os dias que o carro de lixo passa e usar os Pontos de Recebimentos de Resíduos (PRRs), espalhados por toda cidade,  que vão dar o destino adequado para o lixo que descartamos”, orientou.

O superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, explicou que é indispensável que a participação dos moradores seja intensificada. “Temos um cronograma para atender toda a comunidade. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um mapeamento dos locais onde existe o maior risco de infestação do mosquito e o mutirão, que conta com agentes de saúde e agentes de limpeza, vai realizar o trabalho de combate junto à comunidade. Todos de mãos dadas para cuidar da vizinhança e combater o Aedes aegypti”, explicou.

“Esse mutirão chegou em uma boa hora, já que nesse período chuvoso as doenças aumentam. A presença do prefeito reforça o compromisso da Prefeitura e a necessidade de um trabalho mútuo com a comunidade para que as pessoas cuidem melhor do seu lixo e das suas casas. Estamos muito gratos pela visita da Faxina nos Bairros aqui”, garantiu Alcirene Carvalho, representante da Associação de Moradores do Residencial Firmino Filho.

A dona de casa, Ana Célia, mora há quase 20 anos na região, elogiou a ação. “É muito bom esse trabalho, especialmente neste período de chuvas. A comunidade toda fica atenta às orientações para eliminar o mosquito do nosso bairro”.

A Faxina dos Bairros também foi realizada no bairro Mafuá, zona Norte, neste sábado (30).

Faxina nos Bairros

A atividade é realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. Desde 2015, ela percorre bairros em todas as zonas da cidade recolhendo aquele lixo das residências que não era recolhido na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral com potencial de se tornar foco para proliferação do mosquito.

Durante a semana, os agentes de saúde e carros de som percorrem os quadrantes escolhidos pedindo à população para que façam uma limpeza dentro de suas casas e que, no sábado, depositem o material inservível nas calçadas.

Com a colaboração da população, a FMS tem centrado suas ações em evitar o acúmulo de lixo pela cidade, pois eles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito.

Fonte: PMT

Próxima notícia

Dê sua opinião: