EVENTO

Feira de Profissões da UFPI acontece dia 30 de agosto

O evento orienta estudantes para escolha consciente da profissão


Feira das Profissões

Feira das Profissões Foto: Ascom

Marcos Vinícios é estudante de Jornalismo. Quando estava no ensino médio ele queria cursar Química, o pai queria que ele fizesse Letras e a mãe sugeriu Engenharia Agronômica. "Passei para agronomia, mas tinha coisas que eu não me via fazendo. Então, seriam atribuições da minha profissão que que eu não exerceria com qualidade".

A escolha pelo Jornalismo trouxe mais leveza e a certeza de ter feito a opção certa. "Eu notei o quanto eu gostava de literatura, de escrever e que seria algo bom para a minha vida inteira".

A história do Marcos pode ser representativa de muitos estudantes que estão no ensino médio e precisam escolher qual curso irão fazer. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem uma ação que orienta os estudantes a fazerem uma escolha consciente da profissão que eles seguirão. É a Feira de Profissões da UFPI, que chega em 2019 a sua sexta edição. O evento acontecerá no dia 30 de agosto de 2019, de 8h as 17h, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

A edição de 2019 traz novidades: as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PREXC) e de Ensino de Graduação (PREG) assumem a organização junto com a Comissão Permanente UFPI e as Profissões (CPUFPI). Além disso, o evento passa a integrar o calendário acadêmico da UFPI e deixa de ser um evento de extensão para se tornar um projeto, conforme explica a Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva. "Entendemos que existe toda uma série de atividades que acontecem antes e depois do evento Feira e que precisam ser reconhecidas, institucionalizadas e certificadas. É, portanto, um projeto de extensão onde uma das ações é o evento Feira. A outra mudança foi a participação das pró-reitorias na organização, porque ela era organizada historicamente apenas pela Comissão Permanente UFPI e as Profissões, necessitando de um apoio maior. Hoje é organizada, também, pela PREXC e PREG, uma vez que se trata de uma ação extensionista que envolve todos os cursos de graduação da Instituição, com um público muito expressivo que cresce a cada ano e de grande impacto social, principalmente junto aos estudantes do ensino médio na sua escolha profissional. Esse ano,também estamos envolvendo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROSPESQI) na abertura com a palestra sobre os cursos na UFPI a partir do ensino, pesquisa e extensão e na mostra de projetos. É necessário que nossos jovens do ensino médio compreendam que, em qualquer profissão a seguir, a formação que receberão na UFPI dará a eles a oportunidade de serem pesquisadores na sua área e extensionistas, comprometidos com as causas das comunidades sociais".

A Feira de Profissões foi idealizada na UFPI pelo Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo, do Departamento de Geografia. "Ficamos muito felizes em estar chegando a sexta edição da Feira. Esse ano, a Feira está bem consolidada com a contribuição e apoio irrestrito da PREXC e da PREG. Costumo falar que é um evento institucional e de marketing institucional, e de aproximação entre a Universidade e a sociedade. A sociedade é aqui representada por todo o público da educação básica, especialmente do ensino médio. Ficamos muito felizes em avançarmos nesse processo e de trazer a escola e a educação básica para dentro da Universidade, o que é fundamental e ajuda o aluno do ensino médio a escolher sua profissão praticamente sem nenhum tipo de dúvida. Isso evita, inclusive, ao chegar na universidade o fenômeno da evasão acadêmica, que não é bom para a Universidade, nem para a sociedade", frisou o professor Raimundo Lenilde.

Durante a Feira, serão apresentados mais de 40 cursos de graduação e 3 cursos técnicos do Colégio Técnico de Teresina (CTT). Os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de ouvir sobre as especificidades de cada curso, perfil profissional, mercado de trabalho e instrumental de trabalho. Além disso, serão expostos trabalhos relacionados à monitoria, pesquisa e extensão. "A Feira tem uma função social muito forte, porque tem essa característica de apresentar os cursos que a Universidade desenvolve para os alunos do ensino médio, para que eles possam tomar decisões mais acertadas sobre que profissão pretendem seguir ou minimamente conhecerem possíveis profissões, porque nem todos têm muito acesso à gama de cursos que temos na Universidade. E nessa questão de apresentar o curso, os coordenadores, os professores e os alunos acabam sendo muito importantes, porque quem de fato conhece bem aquela profissão, aquele curso são aqueles que o constitui. Então, por exemplo, a presença de um aluno falando para outro do ensino médio, que tem uma linguagem um pouco mais aproximada, já consegue a troca de informação, e acaba ficando mais fácil, podendo mostrar, por exemplo, para um aluno do ensino médio indeciso quais seriam as vantagens e, talvez, possíveis desvantagens de escolher um determinado curso. O professor e o coordenador já como profissionais daquela área podem dar os seus depoimentos sobre como a vida deles pode ser modificada e como funciona por conta daquela profissão", destacou a Coordenadora Geral de Graduação da UFPI, Profa. Dra. Maraísa Lopes.

Essa será a primeira vez que o CCA recebe a Feira de Profissões que já passou pelo Espaço Rosa dos Ventos, Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Centro de Ciências da Natureza (CCN). "Os coordenadores de curso e chefes de departamento estão muito atentos com essa Feira que estamos sediando pela primeira vez. Já tivemos reuniões com a coordenação do evento há algum tempo, estamos com todo tudo pronto e acredito que vai correr tudo bem. Estamos muito felizes e acho que será um sucesso", destacou o Diretor do CCA, Prof. Dr. Paulo Ramalho.

Até o dia 29 de agosto, alunos de escolas públicas e privadas e demais interessados em participar da VI Feira de Profissões da UFPI podem fazer suas inscrições gratuitamente. As escolas podem agendar visitas no horário de 9h as 17h.

Inscrições, programação e mais informações sobre a VI Feira de Profissões da UFPI estão disponíveis no site: www.ufpi.br/feiradeprofissoes.

Fonte: Ascom UFPI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: