Geral

Fapepi apoia Simpósio Nordestino de Química

Evento Pesquisa Sinequi UFPI Fapepi

Quinta - 09/06/2016 às 15:06



Foto: Redação Piauihoje.com Francisco Guedes, participa, em Brasília, do fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)
Francisco Guedes, participa, em Brasília, do fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)
Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), segue até esta sexta-feira (10), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o 2º Simpósio Nordestino de Química (Sinequi). O evento teve início nessa quarta-feira (8), e traz como temática a Química no Desenvolvimento Sustentável.

O diretor técnico-científico da Fapepi, Albemerc Moura de Moraes, participou da abertura do simpósio e falou do papel da instituição em reconhecer e garantir apoio ao grande número de eventos científicos que ocorrem em todo o estado. “Quando entrei na Fapepi, me deparei com uma grande quantidade de eventos científicos que ocorrem em todo o Piauí. E todos de muita qualidade. Por isso, é de fundamental importância que a Fapepi continue a cumprir sua missão de apoiar todos esses eventos porque contribuem de forma decisiva para a popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado”, declarou o diretor.

O presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), Robério Fernandes Alves de Oliveira, parabenizou a Fapepi pelo apoio e explanou sobre a importância da química no campo da pesquisa científica. “Primeiro gostaria de parabenizar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí por cumprir seu papel de forma brilhante. Esse evento é uma oportunidade para promover a troca de conhecimentos que é tão necessária na pesquisa hoje. E no que diz respeito à química, hoje podemos considerá-la como protagonista no campo científico, pois está presente em praticamente todas as coisas. É uma ciência central para a solução da grande maioria dos problemas que afligem a humanidade e vêm respondendo positivamente a isso”, explicou Robério Fernandes.

A professora doutora Mônica Regina Silva de Araujo, presidente do 2º Sinequi e da ABQ - Regional Piauí, também agradeceu o apoio da Fapepi e lembrou da importância de promover o evento para a região Nordeste. “Depois do congresso nacional, decidimos realizar eventos para a região Nordeste. É uma forma de valorizar e dar recursos aos nossos alunos. E por isso, o apoio das Fundações de Amparo à Pesquisa é essencial. Aqui, agradecemos à Fapepi. Estamos com vários trabalhos em várias áreas da química sendo apresentados. É a oportunidade que as instituições têm de mostrar o que vem sendo pesquisado e desenvolvido”, destacou Mônica Regina.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: