COVID 19

Equipe que trabalha com Marcelo Magno na TV fará teste para Coronavírus

Jornalista está internado em estado grave de saúde; médicos tratam o caso como pneumonia, mas há suspeita de Coronavírus


Laboratório Central do Piauí ( Lacen)

Laboratório Central do Piauí ( Lacen) Foto: Divulgação/Sesapi

Agentes técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) irão à TV Clube, emissora onde Marcelo Magno trabalha em Teresina, para coletar exames da equipe jornalística que teve contato com o apresentador antes de ele ser internado na UTI do Hospital Prontomed no último domingo (15).

Nesta quarta-feira (18), o quadro de saúde de Marcelo Magno apresentou piora e ele precisou ser entubado para que o procedimento possa agir com maior celeridade e eficácia no combate à pneumonia que o jornalista apresenta. Mesmo havendo suspeita de que o comunicador esteja com Coronavírus, todos os exames realizados até o momento deram negativos.

Nota emitida pela TV Clube

Marcelo Magno, apresentador do Piauí TV 1, está internado desde o fim de semana. Durante a madrugada desta quarta-feira (18), o quadro agravou-se e, por causa do cansaço, os médicos optaram por intubá-lo. A opção de intubar, segundo os médicos, é que nesses casos o tratamento surte efeito mais rapidamente.

Até o momento, nenhum exame deu positivo para o coronavírus. Marcelo está sendo tratado de uma pneumonia, está tomando antibióticos e foi levado para a unidade de tratamento intensivo para que tenha um acompanhamento mais efetivo da equipe médica.


Teresina segue sem casos confirmados, mas investiga 59 suspeitos de Coronavírus

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que até o início da tarde desta quarta-feira (18) não existia nenhum caso de COVID-19 confirmado em Teresina. Os números foram atualizados às 14h30 de hoje. Segundo os dados da FMS, são 65 casos notificados, 59 casos monitorados, seis casos descartados e nenhum caso confirmado.

“Mesmo sem casos confirmados, o momento é de atenção especial aos cuidados e prevenção. Portanto, reiteramos à população que devem ser mantidos os cuidados com higiene, principalmente com a limpeza das mãos com água e sabão, álcool gel, cuidados ao tossir e espirrar, além de evitar locais com aglomerações”, lembra Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A diretora destaca ainda que equipes da FMS estão de plantão monitorando e trabalhando diuturnamente no combate à pandemia do Coronavírus COVID-19 em Teresina.

Lacen garante capacidade para realização de testes

O Laboratório Central do Piauí ( Lacen), como único laboratório de saúde pública do estado, está responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório ( Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus) e o envio de amostras de casos suspeitos coronavírus, para centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Estão sendo enviados para o Instituto Adolfo Lutz somente os casos negativos para o Painel Respiratório, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

“Neste momento temos técnicos que estão sendo treinados em laboratórios de referência, para que ao chegar ao Piauí, possamos fazer esses resultados. Não só o Piauí, mas vários outros estados estão passando por esse treinamento, para que os seus Lacens possam ser o centro de referência para os seus estados. No momento estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e fazendo o envio das amostras negativa, no nosso Painel Respiratório, para o centro de referência”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

O Lacen informa ainda a sua capacidade operacional para os testes que vem realizando, tanto para a rede pública, como privada. Ainda comunica que receberá do Ministério da Saúde kits para testagem do coronavírus e que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai ampliar o estoque de kits, além do limite garantido pelo Ministério, bem como a compra de equipamentos para agilizar a realização dos exames.

“Em mais alguns dias todo esse material deverá chegar ao nosso laboratório e teremos esses resultados mais próximos, para diminuir cada vez mais o tempo de resposta para a sociedade”, enfatiza o superintendente.

Matérias relacionadas

Marcelo Magno pode ter contaminado várias pessoas em aniversário, incluindo crianças

Estado de saúde de Marcelo Magno é grave; ele está entubado na UTI do Prontomed com suspeita de Coronavírus

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: