Equipe do Vaticano está no Piauí para a exumação do corpo de Dom Inocêncio

Piauí ganhará o primeiro santo


Restos mortais de Dom Inocêncio estão na catedral da cidade

Restos mortais de Dom Inocêncio estão na catedral da cidade Foto: Divulgação

Equipe do Vaticano, vinda de Roma, na Itália, está na Diocese de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, onde faz desde o dia 1º, a exumação dos restos mortais de Dom Inocêncio Lopez Santamaria, localizados dentro da Igreja Catedral.

A exumação faz parte processo para a Causa da Beatificação e Canonização do Servo de Deus. A informação é de Frei Rogério Soares, provincial da Ordem Mercedária no Brasil.

“Encontramos o anel e o solidéu de certa forma conservados. Agora está sendo feito um procedimento para que esses ossos sejam colocados numa urna”, informou Frei Rogério. O corpo foi retirado da sepultura nessa quinta-feira, 1º.

Já está programada a próxima etapa. “Ainda essa semana, teremos a coleta de testemunhos. A partir de amanhã (hoje), as pessoas podem se dirigir ao Centro Diocesano para dar testemunho, o que viu e ouviu sobre Dom Inocêncio”, disse Frei Rogério.

Um tecido será colocado junto aos ossos exumados e, quando a canonização acontecer, ele será retirado para se tornar uma relíquia de Dom Inocêncio.  Frei Rogério Soares diz que quando começa a investigação sobre a vida de um religioso ou religiosa, ele é chamado Servo de Deus, como é o caso de Dom Inocêncio Lopez Santamaria. A beatificação dele está em andamento.

“O processo deve durar aproximadamente dois anos e meio, quando será fechado e enviado”, declarou o Frei Rogério Soares. Com o fim desta etapa, será feita pesquisa sobre dados biográficos e históricos para desenvolver um libelo, onde constará todo processo que será enviada para o Vaticano (Roma).

Ainda como parte do processo, no próximo dia 7 de fevereiro será celebrada uma Missa às 19h30 na Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, com a exposição da urna com o restos mortais de Dom Inocêncio. A população é convidada para a celebração. A urna para a deposição está sendo confeccionada aqui mesmo na cidade. 

Fonte: diocesedesaoraimundo.com.br

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: