EVENTO

Empresários discutem os impactos da Reforma Tributária para a economia piauiense

Para o presidente do MOVE, Arthur Feitosa, a Reforma Tributária é de fundamental importância para o crescimento econômico do país


Palestra

Palestra Foto: Ascom

O Movimento Empreender Piauí (MOVE) reuniu empresários e gestores da cadeia produtiva do Piauí para a realização de mais uma edição do Diálogo.com. O encontro realizado nesta segunda-feira (18) foi conduzido pelo Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, que discutiu sobre a proposta de Reforma Tributária do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e quais serão os impactos da mesma na economia piauiense.  

Para o presidente do MOVE, Arthur Feitosa, a Reforma Tributária é de fundamental importância para o crescimento econômico do país. "Entendemos que é essencial que a sociedade civil participe de todas as discussões propondo ideias, uma vez que o Governo do Estado sozinho já não tem mais condições de prover as políticas necessárias para o desenvolvimento do Piauí. Então, todos temos que contribuir. Por isso, o MOVE tem a preocupação de convidar algumas personalidades para debater assuntos de interesses como economia, cadeia produtiva e o setor produtivo do nosso Estado", disse Arthur Feitosa. 

Ele ainda destaca a necessidade para que a Reforma Tributária tramite de forma mais rápida possível. "A reforma representa o canal para a retomada do crescimento econômico, e isso só será possível caso a mesma tramite rapidamente e assim possamos alcançar o desenvolvimento. Porém, só teremos isso quando ocorrer a reforma da previdência e, sobretudo, a reforma política. Sem esses dois itens será muito complicado o aspecto econômico de todos os Estados, principalmente para o Piauí", declarou o presidente do MOVE, Arthur Feitosa.   

Durante o encontro, o Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles apresentou os principais pontos da Reforma Tributária proposta pelo Comsefaz. São eles: Padronização, Princípio de destino, Simplificação, Fim da Guerra Fiscal, Combate a Regressividade, Política de Desenvolvimento Regional, Compensação das Perdas face ao novo modelo, Permanência da Zona Franca e não aumento da carga tributária.   

Para Rafael Fonteles, a Reforma Tributária é a mais importante das reformas propostas até então pelo Governo Federal. "A reforma tributária é a que mais tem condição destravar o crescimento econômico do nosso país. Por isso, na oportunidade apresentamos a proposta que foi elaborada pelos 27 secretários de fazenda do Comsefaz, para debater sobre os principais temas tributários e fiscais do Piauí. O MOVE é um movimento que está disposto a discutir os aspectos econômicos estaduais. Quando existe essa junção de forças para se discutir os problemas entre o setor público e privado de forma aberta a chance de termos bons resultados é bem maior", destacou o secretário Rafael Fonteles.

Já o presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP), Andrade Júnior, afirma que o objetivo do movimento é exatamente reforçar a ideia de ter um diálogo entre o Governo do Estado e setor privado. "Acreditamos que com novas ideias e proposições vamos conseguir ter êxito na nossa economia. Meu grande desejo é que nos próximos anos possamos ter a diminuição das obrigações acessórias que dificultam a atuação das empresas. Assim, o grande mote dessa reforma é diminuir exatamente essas obrigações que nos prejudicam e nos dão insegurança jurídica. Assim, a diminuição dessas obrigações será a grande vantagem que a reforma trará para os empresários", pontuou Andrade Júnior.  

Fonte: Wallyson Douglas

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: