PANDEMIA

Piauí passa da marca dos 220 casos de Covid-19 por dia e se aproxima da casa de 100 mortes

Boletim foi divulgado às 19h30 desta quinta-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde


Novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19

Novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 Foto: Sesapi

Como já era esperado, o avanço da Covid-19 está cada vez mais rápido no Piauí. O número de infectados começa a passar dos 200 por dia, apesar da sua notificação por gaita de teste em todos os suspeitos da doença, que é causada pelo novo coronavírus. Nesta quinta-feira (20) foram notificados mais 222 casos no estado.

Dados oficiais revelam que o novo coronavírus fez duas novas vítimas fatais no Piauí nas últimas 24 horas. Com isso, já são 93 mortes pela Covid-19 no  Estado. 

Uma teresinense de 37 anos e uma parnaibana de 70 anos morreram por complicações do Sars-CoV-2. A idosa tinha obesidade. Nenhuma delas apresentava comorbidades. 

As informações são do boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) às 19h30 desta quinta-feira (21).

O Piauí registrou 222 novos casos de Covid-19, sendo 114 mulheres e 108 homens infectados. Eles possuem idade entre 1 e 99 anos.

O município de Capitão Gervásio teve o primeiro caso da doença confirmado hoje, com isso são 128 cidades com registro do novo vírus.

3.074 piauienses testaram positivo para a Covid-19, 410 estão internados, 267 em leitos clínicos, 140 em leitos de UTI e três em leitos de estabilização.
 

Dados da Covid-19 no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (21) o mais recente balanço de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus. Os principais dados são:

  • 20.047 mortes, eram 18.859 na quarta-feira (20)
  • Foram 1.188 registros de morte incluídos no balanço em 24 horas, sendo que 311 óbitos ocorreram nos últimos 3 dias
  • 310.087 casos confirmados
  • Foram 18.508 novos casos incluídos no balanço em 24 horas
  • 125.960 pacientes recuperados (40,6%)

O país tinha registrado o marco de 10 mil mortes no dia 9 deste mês. O número dobrou em um intervalo de 12 dias. Antes disso, o marco com 5 mil mortes foi registrado em 28 de abril, e o tempo para alcançar os 10 mil foi de 11 dias.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: