Geral

Dia do Professor é oportunidade para por em evidência projetos de Educação Transformadora

Educadores que desenvolvem iniciativas que estejam contribuindo para transformar o modo de Educar podem inscrever suas práticas no Prêmio Professor Transformador 2021, que está com inscrições abertas até 1 de dezembro

Da redação

Sexta - 15/10/2021 às 07:33



Foto: Divulgação Edital
Edital

A organização do Prêmio Professor Transformador, promovido em parceria pelo Instituto Significare, Bett Educar e Base2edu com o objetivo de valorizar projetos de Educação Transformadora implementados na Educação Básica, faz um convite a todos os educadores do Brasil neste Dia do Professor: a compartilharem projetos e outras iniciativas de Educação Transformadora participando do Prêmio, que está em sua segunda edição e recebe inscrições até 1 de dezembro de 2021, pelo site: https://significare.org.br/premio


Segundo o Professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, um projeto de Educação Transformadora é aquele que vai além do ato de ensinar, promovendo transformações para o próprio educador, seus alunos, a escola e a comunidade à sua volta. "Queremos dar visibilidade a esses projetos que fazem a diferença para a Educação no Brasil e a tornam mais criativa e disruptiva, valorizando também o protagonismo do professor nessas ações", comenta. "Ao colocarmos em evidência essas iniciativas, queremos inspirar mais educadores a também desenvolverem novas práticas, em um grande ciclo pela Educação Transformadora", completa.

Com esse objetivo, ainda em outubro serão conhecidos os primeiros projetos pré-selecionados no Prêmio Professor Transformador 2021: esses projetos já serão incluídos no Banco de Práticas do Instituto Significare, um espaço on-line de acesso gratuito (mediante cadastro) que reúne informações detalhadas sobre projetos que se destacam no Prêmio, inclusive os premiados e pré-selecionados na primeira edição. O acesso ao Banco de Práticas e também à página de inscrições se dá a partir do site.

Como participar

Podem se inscrever no Prêmio Professor Transformador 2021 educadores que lecionam no Ensino Básico em todo o País, tanto em escolas públicas quanto privadas. Os projetos inscritos podem ter sido desenvolvidos em 2021 ou anos anteriores e devem levar em consideração a aplicação das competências estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Os educadores podem inscrever seus projetos em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Cada categoria do Prêmio Professor Transformador 2021 terá três finalistas. Os segundos e terceiros colocados em cada uma delas receberão R$ 2.500,00, troféu e a oportunidade de apresentar seus projetos na edição de 2022 da Bett Educar. Já os vencedores em cada categoria serão premiados com R$ 7.000,00, troféu, participação na Bett Educar 2022, divulgação do projeto vencedor em matéria especial para veiculação na mídia e o Certificado "Escola que acredita na transformação pela Educação".

O regulamento completo e outras informações sobre o Prêmio Professor Transformador 2021 podem ser consultados no site.

Os professores interessados também podem acessar um tutorial que explica o passo a passo do processo de inscrição acessando o link.

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare surgiu com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de práticas de Educação Transformadora, por meio de iniciativas como o Prêmio Professor Transformador.

Siga o Instituto nas redes sociais:

• Facebook: Instituto Significare

• Instagram: @instituto_significare

• Linkedin: Instituto Significare

Fonte: Erick Santos

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: