Defensoria integra Justiça Itinerante em Teresina até sexta (24)

Ação é realizada em frente à obra de reforma do Núcleo Central da Defensoria, próximo ao Teresina Shopping.


Justiça Itinerante

Justiça Itinerante Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), por meio da Defensoria Itinerante, integra, desde esta segunda-feira (20), mais uma Jornada da Justiça Itinerante. O atendimento segue até sexta-feira (24), na rua Nogueira Tapety,138, Bairro Noivos, em frente à sede do Núcleo Central da Defensoria, próximo ao Teresina Shopping.

No local, a equipe da Defensoria Itinerante presta atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros, considerados ações de natureza consensual.
 
“Nossa expectativa é a melhor possível. Aqui podemos contribuir, de forma decisiva, para resolver os problemas dessas pessoas em situação de vulnerabilidade. Muita gente sendo atendida e queremos atender muito mais. O objetivo é sempre conferir inclusão a essas pessoas pois, por exemplo, a partir do momento em que se resolve o problema de um registro, abrem-se as portas para que essa pessoa busque, de maneira mais ampla, todos os demais direitos”, destacou o defensor público Eric Leonardo Pires de Melo, que atuou na ação.

O auxiliar de escritório A. G., que esperava pelo atendimento, destacou o que o fez buscar a jornada. “Acho muito válida essa ação. A itinerante ajuda a agilizar alguns processos que a população busca. O que me motivou foi exatamente a agilidade nos processos”, disse o beneficiado.

Para a dona de casa G. C. S., “o atendimento da Defensoria Itinerante é muito bom, rápido e só tende a resolver nossas vidas, porque é o meio mais rápido para solucionar os problemas”. Ela destaca ter tomado conhecimento da ação por meio da internet.

“A Defensoria Pública está recebendo em casa o Tribunal de Justiça, com a Jornada da Defensoria Itinerante, é de muita significância. Esperamos poder receber o máximo de pessoas durante a semana. Teresina é uma cidade que necessita de saúde, educação, acesso à Justiça e, quando temos aqui reunidos Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, estamos oportunizando, de maneira rápida e eficaz, a solução de várias questões que demorariam meses na Justiça. As pessoas costumam dizer que são resolvidas aqui ações simples, mas gosto sempre de enfatizar que é um trabalho de extrema importância. Você vê aqui pessoas que não têm registro, que têm registro errado, imaginar 50, 70, 200, 400 ações sendo protocoladas", destaca o defensor público Marcelo Moita Pierot, diretor da Defensoria Itinerante.

Ele destaca que são ações que precisam de muito cuidado, "nosso colaborador tem que ter o olho clínico para analisar letra, dados, dia do nascimento, ano do nascimento, porque tudo tem implicação, qualquer detalhe errado altera não só a vida da pessoa, mas dos descendentes. Então são ações de extrema importância. Aqui na jornada também contamos com um cartório, o que nos ajuda a solucionar rapidamente as questões. A pessoa sai daqui com sua demanda resolvida. Então, temos que enaltecer ao Tribunal de Justiça, ao defensor público geral e a todos os que contribuíram para a realização de mais uma Jornada com a Defensoria Itinerante”.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: