Geral

Radar de velocidade da Volta da Jurema some, mas 6 novos foram instalados na BR-343

DNIT e PRF não informam sobre os novos radares; falta de sinalização próxima a eles preocupam motoristas

Segunda - 22/04/2019 às 01:04



Foto: Luiz Brandão Radar na BR-343, entre Buriti dos Lopes e Parnaíba
Radar na BR-343, entre Buriti dos Lopes e Parnaíba

Não existe mais o radar indicador de redução de velocidade que funcionava na BR-343, bem na Curva da Jurema, localizada entre os municípios de Piracuruca e Buriti dos Lopes. Porém, foram mantidas as placas indicativas de redução de velocidade.

Enquanto o radar da Volta da Jurema foi retirado, pelos outros seis novos aparelhos desses foram instalados recentemente somente no trecho entre Teresina e Parnaíba. 

Mas é estranho que não exista qualquer placa ou sinalização de advertência nas proximidades desses novos radares. Os motoristas só sabem que existem ao emparelhar com eles.

Da mesma forma como ocorreu com os novos radares não se sabe quem retirou o radar da "Volta da Jurema" e nem por que isso ocorreu. Nem o DNIT e nem a Policia Rodoviária Federal (PRF) informaram sobre a retirada daquele equipamento. A PRF diz que só trabalha com radares móveis. 

LUTA CONTRA O PERIGO - A "Curva da Jurema" é considerada uma das mais perigosas da BR-343, no trecho que compreendido entre a capital,Teresina, e a cidade de Parnaíba, no extremo Norte do Piauí.

O radar de velocidade na Volta da Jurema foi instalado depois de constatado um grande índice de acidentes com vítimas fatais, a maioria deles causados por excesso de velocidade.

Em razão dos constantes acidentes fatais no local, houve manifestações da imprensa, do parlamento e de outros representantes da sociedade, pedindo a instalação de redutores de velocidade na 'Volta da Jurema".

MORTES COMOVENTES - Algumas mortes ocorridas por acidentes na Volta da Jurema causaram muita comoção no Piauí inteiro. Uma delas foi a do jogador de futebol Rui Lima, muito conhecido e querido em todo o Estado.

O craque do futebol piauiense sofreu um grave acidente na madrugada do dia 09 de abril de 1982, exatamente na curva da Jurema. Ele foi levado para um hospital em Parnaíba, onde faleceu. Rui Lima estava no auge de sua carreira.

Fonte: Luiz Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: