Geral

Coronavírus: veja quais os serviços afetados no Piauí

Desde que a OMS decretou pandemia do coronavírus, inúmeras medidas foram estabelecidas

Alinny Maria

Quinta - 19/03/2020 às 09:40



Foto: Alinny Maria Centro Comercial de Teresina
Centro Comercial de Teresina

Na tentativa de evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19), o poder público e privado determinaram uma série de medidas preventivas. As medidas começaram quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia da doença. Logo, o governador Wellington Dias assinou um decreto estabelecendo medidas de emergência para o combate do coronavírus no Estado.  A primeira delas foi suspender por pelo menos 15 dias as aulas e os eventos com público para reduzir a disseminação do covid-19. A orientação é que as pessoas fiquem em casa. 

UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) suspenderam as aulas na terça-feira (17) até o dia 15 de abril. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está de férias e as aulas estão previstas para retornarem no dia 01 de abril, podendo haver adiamento. As faculdades Uninovafapi, Facid, Santo Agostinho, Aespi, UNINASSAU e Estácio Ceut também suspenderam as aulas por 15 dias.

ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS 

O decreto do governador Wellington Dias também suspendia as aulas da rede estadual de ensino por 15 dias em todo o Estado como medida para conter o coronavírus. O prefeito Firmino Filho também suspendeu as aulas da rede municipal de ensino por um período de 15 dias contando a partir desta quinta-feira (19).

ESCOLAS PARTICULARES

Os maiores colégios de Teresina suspenderam as aulas por 15 dias seguindo a orientação do Estado. São eles: Instituto Dom Barreto, Colégio das Irmãs, Diocesano, CEV, Dom , Objetivo, Lerote, Procampus, São José, entre outros.

MUNICÍPIOS 

A Associação Piauiense dos Municípios (APPM) orientou a todos os prefeitos suspendessem as aulas por pelo menos 15 dias.

SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) suspendeu por 15 dias, a partir desta segunda-feira (16), a realização de procedimentos eletivos ambulatoriais e hospitalares.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) decidiu suspender por 15 dias os atendimentos nos ambulatórios e internações hospitalares eletivas. A medida começou a valer nesta quinta-feira (19).

EVENTOS

Segundo Osmar Terra, secretário de Estado do Governo, na administração pública estão suspensos todos os eventos que reúnam em lugar fechado mais de 50 pessoas e em lugares abertos mais de 100 pessoas.

SEGURANÇA

 O secretário de Segurança Pública do estado do Piauí, Fábio Abreu, suspendeu por 15 dias as atividades de treinamento, capacitações, formaturas e outros eventos que envolvam aglomerações de pessoas como forma de prevenção ao novo coronavírus. A Secretaria de Segurança Pública também suspendeu  por 30 dias as aulas do Projeto Cidadão Mirim em todo o estado do Piauí, a partir do próximo sábado (21).

INSS

IO Instituto Nacional do Seguro Social (NSS) suspendeu o atendimento em suas agências por 15 dias. Agora, somente os atendimentos já agendados para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais, serão prestados durante esse período.

DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí cancelou todas as provas práticas e teóricas, além dos serviços de inspeções veiculares de transporte escolares.  O período de suspensão é também 15 dias.

CÂMARA DE TERESINA E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Câmara Municipal de Teresina e Assembleia Legislativa do Piauí restringiram o acesso da população aos plenários. Orientação é para que os piauienses acompanhem as sessões legislativas pelos meios de comunicação como Tv, Rádio e redes sociais.

FAZENDA

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) orienta contribuintes a procurarem o “Fale com a Sefaz”, evitando, assim, que os contribuintes se desloquem até uma agência. O atendimento no canal é disponibilizado no site por meio do endereço www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/

CENTRO COMERCIAL

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas-PI) informou que as lojas do Centro e bairros passam a funcionar em horário reduzido a partir desta sexta-feira (20). O novo horário de funcionamento é das 9h às 20h, durante 15 dias.

SHOPPINGS

O Teresina Shopping, Shopping Rio Poty e Riverside Shopping irão funcionar em horário reduzido durante 15 dias. No Shopping Rio Poty, as lojas e a praça de alimentação do funcionarão nos dias úteis das 12h às 20h. Aos finais de semana, a praça de alimentação continuará funcionando das 12h às 20h, mas as lojas só abrirão as 14h. O Teresina Shopping informou que a partir desta quinta (19) funcionará das 12h às 20h, nos dias de segunda a sábado, e das 14h às 20h nos domingos. A exceção desse horário, ficarão a praça de alimentação.

SISTEMA PENITENCIÁRIO

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) decidiu suspender as visitas (sociais e íntimas) em todas as unidades prisionais do Piauí com o objetivo de prevenir o contágio do coronavírus (Covid-19). Também foi determinado a proibição da a entrada de membros de igrejas para a assistência religiosa, atendimento de advogados e defensores públicos, e a suspensão de recambiamentos interestaduais de presos e escoltas de presos custodiados no Piauí. A medida vale por 15 dia.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA E CORREGEDORIA 

Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral da Justiça do Piauí adotaram regime de trabalho remoto e teletrabalho até o final deste mês. Com isso, serviços como atendimento presencial que podem ser resolvidos por telefone ou meios tecnológicos, apresentação de apenados do regime aberto, de réus que cumprem medida cautelar e acesso do público às dependências do Poder Judiciário estão suspensos temporariamente.

DEFENSORIA PÚBLICA DO PIAUÍ

Atendimentos em todas as unidades da Defensoria Pública do Piauí estão suspensas por 15 dias, “ressalvadas as necessidades de casos urgentes, com risco do perecimento do direito, assim como aquelas que possam ocasionar perda de prazo processual.  Também estão suspensos todos os eventos, como palestras, cursos e participação em ações públicas”.

BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que, em decorrência da necessidade de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), suspenderá as atividades administrativas presenciais, inclusive os serviços de protocolo, pelo prazo de 15 (quinze) dias, retornando no dia 1º de abril. A decisão não comprometerá a capacidade de resposta da instituição às emergências, pois serão mantidas todas as atividades operacionais relacionadas à atividade-fim sempre que acionados pelo número 193.

AGESPISA

A diretoria da Agespisa decidiu que, a partir desta terça-feira (17), os empregados com mais de 60 anos passam a adotar o sistema de teletrabalho até o final deste mês. Eles ficarão em casa, de sobreaviso, para o caso de necessidade da sua presença no local de trabalho.

COMPANHIA ÁEREA 

Azul Linhas Aéreas decidiu suspender suas atividades em 11 cidades brasileiras, dentre as quais, Parnaíba, no litoral do Piauí.

INFORMATIVO:

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.


Como prevenir o contágio:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: