BELEZA

Cicatrizes podem ser corrigidas através de cirurgias plásticas

Os tipos de cicatrizes que podem ser submetidas a esse procedimento cirúrgico são os queloides


William Machado

William Machado Foto: Divulgação

Com o objetivo de corrigir defeitos na pele, causados por alterações na cicatrização de uma ferida, corte, queimadura ou até de uma cirurgia prévia, como cesariana ou apendicectomia, a cirurgia plástica pode corrigir cicatrizes, trazendo uniformidade e minimizando as irregularidades na textura, tamanho ou aparência da pele afetada. Esse procedimento, depende do tipo, tamanho, localização e gravidade da cicatriz, e é aderido pelo cirurgião plástico de acordo com as especificidades e tendência de cicatrização de cada paciente.

O cirurgião plástico, William Machado, destaca que o processo de cicatrização é algo natural do corpo humano, porém existem fatores que podem ajudar nessa fase. "Após um corte ou incisão cirúrgica, há um processo de reparo dessa lesão na pele, que é feito de forma natural pelo próprio corpo, é a cicatriz. Contudo, o resultado deste reparo depende de inúmeros fatores como tensão da pele, presença de infecções, local da lesão, entre outros", disse o especialista.

Os tipos de cicatrizes que podem ser submetidas a esse procedimento cirúrgico são os queloides, que é um tipo de cicatriz endurecida e de crescimento anormal devido a uma grande produção de colágeno; a cicatriz hipertrófica, que, devido ao desordenamento das fibras de colágeno, fica espessada, podendo ser mais escura ou mais clara do que a pele; a cicatriz alargada, que sua aparência é rasa e frouxa, com uma superfície mais baixa que a da pele; e a cicatriz discrômicas, que causa uma alteração na cor da pele, podendo ser mais clara ou mais escura que a pele normal. Para cada tipo de cicatriz, é necessário um procedimento específico que é definido pelo especialista durante a avaliação.

Já as técnicas para a correção de cicatrizes também são variadas, podendo o especialista utilizar cortes, remoção ou reorientação de partes da pele mal cicatrizada, como ressalta William Machado. "Durante a avaliação prévia do paciente, que pode ser realizada até por teleatendimento, nós definimos qual procedimento cirúrgico será utilizado naquela situação. Para cada tipo de cicatriz e paciente, existe um procedimento específico. Por isso, a necessidade de não pular essa etapa importante da intervenção cirúrgica", pontua o cirurgião plástico.

Para a realização da cirurgia de correção de cicatrizes, o cirurgião plástico, como medida pré-operatória, poderá solicitar alguns exames. E como em qualquer outra cirurgia, o tipo de anestesia aplicada dependerá do procedimento a ser feito, podendo ser local, com uma sedação leve ou geral. 

E durante o pós-operatório é recomendado evitar atividades físicas intensas, não se expor excessivamente ao sol e utilizar filtro solar, mesmo após a completa cicatrização. Além disso, para evitar que a cicatriz volte a ter a mesma aparência de antes, outros tratamentos tópicos também podem ser realizados, como aplicação de placas de silicone, a utilização de pomadas cicatrizantes ou a realização de curativos compressivos.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: