EMPREGO

Carreira: 79% dos estudantes de farmácia conseguem o primeiro emprego assim que se formam

O índice de crescimento previsto para o mercado de drogarias e farmácias brasileiro é de 169% até 2030


O curso de Farmácia é um dos mais importantes para a saúde pública

O curso de Farmácia é um dos mais importantes para a saúde pública Foto: Unsplah

 Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp mostrou que as áreas de farmácia e odontologia estão no topo das 10 áreas que mais empregam recém formados no Brasil. A pesquisa aponta que 79% dos entrevistados afirmaram ter conseguido emprego logo após se formarem em farmácia.

O termo "emprego em farmácia" apresentou na primeira semana de abril de 2022, 77% das buscas, enquanto neste mesmo período de 2021, apresentou 43%, um comparativo que apontou um crescimento de 34%, de acordo com o Google.

O setor de saúde cresce até mesmo em cenário de crise. Do total de empregados na área da saúde em junho de 2021, 79% eram vínculos do setor privado com carteira assinada que se manteve desde abril do mesmo ano. As regiões Norte (3,3%) e Nordeste (2,2%) foram as que apresentaram maior aumento no intervalo. Em julho de 2021, o saldo mensal de empregos nessa área foi de mais de 42 mil, puxado pelas regiões Sudeste e Nordeste com, respectivamente, 13. 932 e 12.149 empregos. O valor representa um avanço considerável comparado ao saldo de 11. 715 de empregados registrado em junho de 2021, conforme aponta o Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde, publicação do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).

Para Rogério Silva, CEO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), a saúde é um bem público que envolve fatores de bem-estar e qualidade de vida. "Como base e de extrema essencialidade para a vida, a saúde é primordial. Logo, uma pessoa que pretende seguir uma carreira na área da saúde, compreende que mais que uma profissão, é uma missão. O profissional ao se especializar em farmácia, entende que a carreira se mantém estável à medida que reconhece que a profissão possui um vínculo de caráter social, pois todos precisam usar o serviço de saúde. A área de farmácia se atrela a esse propósito e tem sido um dos cursos mais buscados pelas pessoas", explicou Rogério.

Fundação Wall Ferraz abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Ações sociais das PPPs beneficiam milhares de mulheres no Piauí

De fato, a pandemia do coronavírus deu grande visibilidade às diferenças de infraestrutura e dos acesso aos serviços essenciais na área da saúde. Nos nove primeiros meses de 2020, o Brasil perdeu 558.597 empregos com carteira assinada. Entretanto, no mesmo período, o setor apresentou saldo positivo de 78.697 empregos abertos no setor, em meio à pandemia, de acordo com os dados Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério da Economia.

O momento para quem pretende entrar nesse universo da saúde é agora, já que o mercado vem apresentando bons resultados à economia do país. Segundo um levantamento da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), as grandes redes de farmácias registraram receita de R$18,24 bilhões no primeiro trimestre deste ano, 2022, alta de 14,7% ante o mesmo período do ano passado.


Apostando nisso, uma pessoa que pretende atuar na área de farmácia pode contar com uma carreira que garante uma renda estável. O Cebrac oferece o curso de Atendente de Farmácia, com aulas e materiais didáticos que acompanham o ritmo da tecnologia. Durante as aulas, o discente pode aprender a partir de uma aula diferenciada com o apoio dos óculos virtuais, que proporciona a realidade aumentada e acelera a aprendizagem. É o metaverso interagindo o mundo real com o mundo virtual.


Conforme a pesquisa do Statista (empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores), o índice de crescimento previsto para o mercado farmacêutico brasileiro é 169% até 2030.


O mercado farmacêutico só tende a deslanchar, sendo um dos mais promissores em 2022. Já pensou em ter uma aula experimental, em realidade aumentada, como se estivesse em um laboratório com os equipamentos e ainda enxergar o interior de um corpo humano através de lentes que proporcionam uma experiência incrível?! O Cebrac disponibiliza o óculos virtual, nas aulas de farmácia, para você aprender de forma mais dinâmica e prática.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: