Geral

Campanha de vacinação contra febre aftosa tem meta de 90% de cobertura

Adapi Vacinação Governo do Estado Febre Aftosa Calendário

Sexta - 05/07/2013 às 18:07



Foto: Meio Norte Febre Aftosa
Febre Aftosa
Até o fim de julho, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, virá ao Piauí certificar o estado como área livre de febre aftosa com vacinação. Para manter e garantir a sanidade do rebanho bovino piauiense, foi iniciada hoje a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa 2013, durante solenidade realizada na Fazenda São José, no Povoado Alegria, zona rural de Teresina. A vacinação deverá ser feita até 31 de julho, e certificada até 15 de agosto.

O Piauí tem alcançado índices de vacinação contra febre aftosa superiores a 90% de cobertura nas últimas 10 campanhas. Na segunda etapa da campanha 2012, a cobertura foi superior a 97%.

“Esse resultado é fruto do esforço do Governo do Estado, ainda quando o governador Wilson Martins era secretário do Desenvolvimento Rural, e também dos criadores, que tomaram consciência da importância de vacinar seu rebanho para assegurar melhores condições de comercialização”, disse Rubem Martins, secretário estadual do Desenvolvimento Rural.

Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio, o levantamento aponta a ausência de circulação do vírus da febre aftosa no estado. “Essa é uma luta que já dura dez anos. Passa pela determinação do governador Wilson Martins e pelo trabalho dos servidores da Adapi, concursados e que hoje contam com Plano de Cargos”, comentou, ressaltando que a Agência recebeu aporte de R$10 milhões. Desse total, R$5 milhões já estão sendo utilizados para a aquisição de novo sistema de informatização.

O criador Adriano Neto, proprietário da Fazenda São José - onde são produzidos 600 litros de leite por dia, afirmou que além da vacinação, é importante que sejam efetivados os procedimentos para certificação da vacina. “A vacinação é boa para o estado, mas é muito melhor para os produtores, que passam a ter condições de concorrer no mercado de igual para igual”, argumentou.

O Piauí possui um rebanho de, aproximadamente, 1,7 milhão de cabeças de gado. Os cerca de 63 mil criadores de gado do estado são atendidos pela Adapi, que tem escritórios em 200 municípios.

Calendário

Em função da estiagem, a segunda etapa de vacinação contra a aftosa de 2012, prevista para novembro, foi adiada para o início de 2013. Por conta disso, a primeira etapa de vacinação de 2013 foi transferida para julho. Segundo o diretor-geral da Adapi, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda não se manifestou sobre a possibilidade de realização de uma segunda etapa da campanha ainda este ano.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: