Geral

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje (23) em Teresina

Esta primeira etapa é somente para os idosos e profissionais de saúde

Alinny Maria

Segunda - 23/03/2020 às 09:16



Foto: Ascom Vacinação
Vacinação

Inicia nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 21 de abril, a primeira fase da Campanha de Vacinação Contra Gripe em Teresina. É importante ressaltar que neste período, a vacina será destinada a pessoas idosas, a partir dos 60 anos, e trabalhadores de saúde. Em Teresina, a vacinação será realizada nas 91 Unidades Básicas de Saúde e no Centro Integrado Lineu Araújo.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi antecipada pelo  Ministério da Saúde para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe e auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.  A campanha foi antecipada em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19) que acomete o Brasil, e que se caracteriza por complicações respiratórias semelhantes às da gripe.

"O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação", disse a FMS.

Para evitar aglomeração nos postos de vacinação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) adotou algumas medidas como a distribuição de senhas e que as escolas que ficam situadas ao lado das Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionem como locais de vacinação por serem mais arejadas. A FMS orienta que caso a pessoa esteja com gripe e febre, que procure o posto de vacinação somente quando melhorar dos sintomas.

A vacina protege contra os vírus que causam a influenza A H1N1, H3N2 e influenza B.  “Todas as salas de vacina do município já estão abastecidas para receber esse público”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. No caso dos profissionais de saúde, no ato da vacina eles devem comprovar sua condição por meio da apresentação de um contracheque atualizado (dos últimos 3 meses) ou documento similar.

Confira a lista com endereços das UBS!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: