Geral

Black Friday acontece nesta sexta, 27: veja dicas e cuidados para sua compra

Além dos descontos e promoções, o consumidor deve ficar atento a algumas armadilhas

Jéssica Libânio

Sexta - 27/11/2020 às 11:50



Foto: Reprodução Saiba mais informações sobre a data de ofertas e promoções
Saiba mais informações sobre a data de ofertas e promoções

Nessa sexta-feira, 27, acontece a Black Friday em várias partes do mundo.

É uma data mundial, instituída nos Estados Unidos um dia depois do Dia de Ação de Graças, ou seja, na penúltima sexta de novembro no país, para promoções e descontos em diversos produtos com o objetivo de aumentar o número de vendas e o lucro das empresas no período pré-natalino.

No Brasil, a primeira sexta-feira de “Black Friday” aconteceu em 2010 somente online e, desde então, a maioria das pequenas a grandes empresas, tanto de modo virtual como presencial nas lojas, realiza um dia ou até uma semana de vendas com descontos.

Compras virtuais e presenciais tendem a aumentar no período
Foto: Reprodução

Francisco Lima, operador de micro, fica atento a Black Friday todos os anos. "Durante todo o ano, eu tenho várias coisas que eu sei que quero comprar e fico sempre atento ao preço delas. Então, quando entra esse período eu tenho noção de como os preços estão. Não comprei muitas coisas esse ano, mas na Black Friday de anos anteriores eu comprei bastante dentro do orçamento que criei , sem me permitir compras por impulso", relata Francisco. 

Ele comenta que quando se sabe o que procura se consegue promoções que valem a pena, mas alerta, como consumidor da data, que ''até um olho mais treinado''  pode cair em uma promoção falsa com um preço igual ou até mais barato em outras épocas do ano, pois algumas empresas se aproveitam disso. "Nunca fui vítima de fraude, felizmente, mas tento sempre tomar esses cuidados de ficar atento aos preços e saber o que quero comprar'', completa.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) dão algumas dicas para que os consumidores não caiam em armadilhas e sejam vítimas de possíveis fraudes que ocorrem na data.

Procon/MPPI traz dicas e cuidados para se ter nessa data
Foto: MPPI 

Confira os cuidados que você deve ter na Black Friday segundo o Procon do Piauí:

- Tenha sempre o controle de quanto você já gastou e quanto ainda pode gastar;

- Ainda estamos na pandemia do Covid-19, então todas as medidas de segurança devem ser seguidas. Se não se sentir seguro (a), dê preferência para compras pela internet;

- Por falar em internet, verifique sempre a reputação do site onde você pretende comprar, pois muitos deles tem problemas de entrega ou simplesmente são golpe;

- Os Procons do Rio de Janeiro e de São Paulo elaboraram listas com sites não confiáveis. Ao pesquisar os preços, consulte quais lojas virtuais evitar;

- Veja a evolução dos preços. Há sites que indicam a evolução preços dos produtos nos últimos meses;

- Verifique a garantia dos produtos;

- Caso você ainda tenha algum problema, procure o Procon mais próximo ou registre uma reclamação online no Consumidor.gov.br

Esse ano, no período de 3 a 13 de setembro, também ocorreu a Semana Brasil, inclusive no Piauí. Uma forma de “Black Friday” antecipada por meio da iniciativa de empreendedores e varejistas do país para adaptar a proposta norte-americana de promoções e descontos. A Semana Brasil veio como projeto de ser permanente todos os anos no mês de setembro no país, mas ainda assim, em 2020, empresas de variados ramos e públicos realizam a Black Friday a partir de hoje, 27.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: