Geral

71 Professores da rede estadual vão fazer cursos de mestrado e doutorado

Os gestores da Seduc entendem a importância do afastamento não só para os beneficiados

Terça - 17/09/2019 às 19:34



Foto: Ascom Capacitação
Capacitação

Só neste ano, 71 professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram beneficiados com o benefício de afastamento para Mestrado e Doutorado. Nesta terça (17), 11 deles, de acordo com o edital 001/2019, assinaram o termo de compromisso na sede da Seduc na presença do superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira; do diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Clebe Gonçalves; da diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola, Gildete Milu; e da Coordenadora do Setor de Afastamento da Seduc, Franciane Sousa.

Um dos educadores que vão para um próximo nível de formação é o professor de Química, Celso Costa. No momento ele dá aula na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, mas já é professor da rede pública há 20 anos. Para o professor Celso Costa, assim como para os outros, esse é um momento de aperfeiçoamento, que deve ser um processo contínuo aos educadores.

 

 

"O intuito do professor é sempre buscar novas formações e no retorno aplicar o conhecimento aqui, nas escolas ou na Seduc. Para isso precisamos fazer mestrado, doutorado, até chegar ao ápice da carreira com essas pesquisas", relata Celso Costa, que assinou os documentos hoje.

Os gestores da Seduc entendem a importância do afastamento não só para os beneficiados, mas também para a Educação do estado. "Para o professor, porque ele está almejando algo maior para a carreira, para o conhecimento dele e para que possa melhorar as práticas pedagógicas. O estado também se beneficia porque, de certa forma, melhora nosso trabalho no chão da escola. Estamos muito felizes com isso", explica a professora Gildete Milu.

Durante as falas foi enfatizada a necessidade desses professores afastados contribuírem, de livre e espontânea vontade, com o ensino e aprendizagem da rede pública. "Ficamos muito felizes com a conquista deles e ao mesmo tempo vemos que muitos professores que já foram afastados estão retornando e contribuindo com o Índice Nacional da Educação Básica (Ideb), com o Mais Matemática e Mais Português, por exemplo. Então estamos empenhados para fazer mais projetos e contribuir com a rede pelos professores que retornam", relata a professora Franciane Sousa, coordenadora do Setor de Afastamento que agora é identificado como Núcleo de Acompanhamento de Pós-graduação.

 

 

A Seduc está tão empolgada com o resultado que espera alcançar um número maior de professores. "No próximo ano nós esperamos ter mais professores para os programas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado", finaliza o superintendente Carlos Alberto Pereira.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: