PERNAMBUCO

Piauiense luta para competir nos esportes paraolímpicos em Recife

O jovem resolveu lança uma campanha para arrecadar doações e consequentemente, poder viajar ao Estado pernambucano para participar das classes funcionais


Paulinho luta para participar dos jogos em Recife

Paulinho luta para participar dos jogos em Recife Foto: Divulgação

O piauiense Paulo Henrique Pereira, 25 anos, pede doações em dinheiro para participar da classificação funcional dos esportes paraolímpicos em Recife, no Pernambuco. Ele é portador do déficit de atenção com hiperatividade (TDHA) e quer retornar a praticar natação e participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Paulinho, como é mais conhecido, foi o primeiro atleta do Piauí a participar da Copa Norte – Nordeste de Natação promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em Maceió e o 1º atleta S14 classificado no Piauí.

As classes funcionais são parâmetros criados para reunir atletas que possuem um mesmo tipo de deficiência, no sentido de deixá-los em condições iguais ou próximas de competição. A quantidade e o tipo de classes em cada esporte são estabelecidos pelas federações internacionais de cada esporte.

A classificação é feita por uma equipe composta por três profissionais da área de saúde — médico, fisioterapeuta e professor de Educação Física — e é realizada em três etapas. Paulinho está na categoria natação.

O jovem resolveu lança uma campanha para arrecadar doações e consequentemente, poder viajar ao Estado pernambucano para participar das classes funcionais.

“Contar com a ajuda da população vai me dar ainda mais força e impulsionamento na vida e nas águas. Não é uma missão fácil. Infelizmente não tenho apoio de órgãos, mas amigos e familiares estão me ajudando e com a graça de Deus irei conseguir arrecadar dinheiro para viajar ao Pernambuco. Quero muito participar dos jogos olímpicos de Paris, mas preciso passar por fases”, disse Paulinho.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: