;

Paratletas do Ceir participam da Corrida do Pessoal da Caixa

Os competidores participaram de corrida inclusiva para pessoas com deficiência físico-motoras


Atletas Ceir

Atletas Ceir Foto: Divulgação

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) levou seus paratletas para participarem da 11ª edição da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, realizada neste domingo (19). Os pacientes do Ceir participaram de uma corrida inclusiva, em uma categoria criada especialmente para pessoas com deficiência físico-motoras, a Superação, realizando um circuito de 3 km, na Avenida Presidente Kennedy.

Profissionais do Ceir e familiares dos pacientes participaram da corrida junto com os paratletas, garantindo o atendimento das necessidades específicas de cada um e promovendo a inclusão de todos durante o evento.

Rosana Lima, mãe da Sofia, que tem 7 anos de idade e é cadeirante, destaca que a participação da filha na corrida é uma maneira de dar visibilidade para as pessoas com deficiência, contribuindo para a promoção da acessibilidade.

“Eventos como esse são um exemplo de que a inclusão social é possível para todos. É importante que as pessoas tomem consciência de que nossas crianças existem e possuem o direito à mobilidade e o acesso a qualquer ambiente”, comenta Rosana.

João Ricardo, que tem 10 anos e é acompanhando pelo Ceir desde o seu nascimento, agradeceu ao professor Childerico Robson, que acompanha os paratletas em diversas atividades esportivas e coordena o grupo de capoeira do Ceir, do qual ele participa.

“É emocionante vir pra cá, porque o professor Childerico sempre ajuda a gente. Eu já ganhei várias medalhas nas competições de futebol, e hoje conquistei mais uma, agora na corrida”, diz João Ricardo.

De acordo com o professor Childerico, a maioria dos participantes estão sendo acompanhados pelo Ceir há mais de cinco anos, e muitos já possuem um extenso currículo de participações em eventos esportivos, com ótimos resultados.

“Dá pra ver a alegria no rosto de cada um a cada competição. As famílias e os nossos paratletas são dedicados e estão sempre superando os desafios. É direito deles sonhar e participar de qualquer tipo de atividade, por isso agradecemos ao convite da organização do evento para estarmos aqui hoje”, declara Childerico.

Após a corrida, o grupo do Ceir realizou uma roda de capoeira, promovendo a interação com os outros competidores da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa. A presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Piauí (APCEF/PI), Glória Araújo, agradeceu a participação dos pacientes do Ceir, e reforçou o convite para que o grupo esteja presente nas próximas atividades da Associação.

“Nós é que agradecemos a presença dos paratletas do Ceir, que vieram abrilhantar ainda mais a nossa Corrida, trazendo também essa animada roda de capoeira. No dia 8 de junho, aguardamos todos aqui para a nossa festa de São Joro! Serão todos muito bem-vindos!”, finaliza Glória Araújo.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: