Esportes

Etapa final da Copa Brasil Nordeste será em Teresina

Direção de prova define mapa do Enduro do Corisco

Quarta - 18/09/2019 às 13:24



Foto: Divulgação Zenardo Maia  diretor do Enduro do Corisco 2019
Zenardo Maia diretor do Enduro do Corisco 2019

A direção de prova do Enduro do Corisco, prova off road que valerá como a etapa final da Copa Brasil Nordeste de Enduro de Regularidade,  vai começar a definir todo o percurso da prova para motos, neste final de semana. O Enduro do Corisco é uma das disputas mais tradicionais do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, organizado pela Federação de Motociclismo do Piauí – FMP. A prova tem esse nome por homenagear Teresina, que é famosa pela incidência de raios em períodos chuvosos e também é vista como uma prova dura e técnica, especialmente sendo realizada na segunda metade do ano, nos períodos mais quentes. A prova acontecerá no dia 27 de outubro, com largada de Teresina. Podem participar pilotos nas categorias Master, Sênior, Júnior, Novato, Dupla e Rally

Além de ser válida pelo campeonato estadual, também será o encerramento da Copa Brasil Nordeste de Enduro de Regularidade, promovida e organizada pelas federações de motociclismo do Piauí, Maranhão e Ceará. O Enduro do Corisco valerá como 9ª e 10 etapas do Piauiense de Enduro de Regularidade, evento da  FMP, que atualmente é presidida por Francisco Pitombeira . "Será uma satisfação muito grande poder sediar o final desta importante Copa; Teresina receberá os pilotos de braços abertos, como já é de costume de nosso povo", disse Pitombeira. A etapa terá como uma de suas principais características uma prova dura, porque sempre acontece no segundo semestre do ano, com temperaturas altas, trechos técnicos, priorizando algumas subidas e descidas de serras. 

A prova valerá também como a 3ª e última etapa da Copa Brasil Nordeste de Enduro de Regularidade. A 1ª etapa aconteceu em Santa Quitéria, no Ceará (Enduro do Urânio) e a 2ª etapa em Caxias, no Maranhão (Enduro do Leste) e fechando o campeonato, o Enduro do Corisco. O Diretor de Prova do Enduro do Corisco, Zenardo Maia afirmou que a expectativa é que a etapa supere 80 competidores de vários estados do Nordeste.

Maia, que comandará o levantamento do percurso do Corisco, adiantou que os pilotos cruzarão algumas das serras mais difíceis da região entre Teresina e Altos. A competição deverá percorrer mais de  200 km de trilhas entre Teresina e municípios próximos à capital, com estimativa de sete horas de tempo total de disputa.  "Teremos trechos muitos técnicos, subidas de serra e muita tranqueira, sem falar nas trilhas e veredas com médias muitos justas, onde qualquer vacilo pode significar estar fora da prova", destacou Maia, que também é diretor técnico da FMP.  As inscrições já podem ser feitas pelo site www.cbm.esp.br  O Enduro do Corisco conta com o apoio da: Ambientare, Rally Cerapió e The Radical Shop; Supervisão: FMP, FMMA, FMC e CBM; Apuração: Norte Cronometragem e realização X Brasil.

Fonte: ALdeia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: