Esportes

Começam as inscrições para o 3º Desafio das Opalas – o Campeonato Piauiense de MTB Maratona

O Desafio das Opalas vem com formato diferente neste ano, diferentemente das duas primeiras edições, em 2017 e 2018, quando a largada e chegada aconteceram em t

Segunda - 22/04/2019 às 21:04



Foto: Aldeia Ciclista no desafio das opalas
Ciclista no desafio das opalas

Depois de definida toda a programação da terceira edição do Desafio das Opalas, a maior competição de mountain bike do Norte do Piauí e uma das maiores do Norte e Nordeste do Brasil, tendo em vista fazer parte dos rankings piauiense e brasileiro da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBM) e atrair boa participação de atletas de pelo menos cinco estados, a organização do evento já definiu a data da abertura das inscrições para atletas federados de todo o país. A partir desta terça-feira (23.04), no site da Federação de Ciclismo do Piauí, os atletas já poderão garantir sua participação no evento, que é, nada mais, nada menos, o Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona, ou seja, os campeões da disputa, já serão automaticamente campeões piauienses da modalidade. O site para as inscrições é o www.fciclopi.esp.br. A prova acontecerá nos dias 1 e 2 de junho, entre Piracurura e Pedro II, no norte do Piauí

O Desafio das Opalas vem com formato diferente neste ano, diferentemente das duas primeiras edições, em 2017 e 2018, quando a largada e chegada aconteceram em trilhas do município de Pedro II. Além disso, a prova sempre aconteceu durante o período do Festival de Inverno do município, que atrai milhares de pessoas com vasta programação cultural regional e nacional. Neste ano, o Festival de Inverno acontecerá nos dias 20 e 23 de junho, com realização do Governo do Estado do Piauí, por meio das secretarias estaduais de Cultura e de Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae-PI.

Segundo o diretor de prova, Zenardo Maia, a mudança da data em relação ao festival foi para proporcionar mais oportunidades de logística para os atletas. "Os atletas terão muito mais chances de encontrarem hospedagem e com isso conseguiremos atrair mais competidores até de outros estados, que buscarão pontuar no ranking nacional da CBC", explicou.

A prova acontecerá no dia 02 junho, largando do Parque Nacional de Sete Cidades, que fica a 18 km do município de Piracuruca e 71 km do município de Pedro II. A concentração, Briefing Técnico, entrega de kits e o pernoite serão no dia 1º de junho, no parque. O Desafio das Opalas terá novamente uma premiação de R$ 10 mil em prêmios para os campeões e primeiros colocados nas diversas categorias.  A prova maratona é supervisionada pela Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC  e faz parte do ranking brasileiro de mountain bike maratona Classe XCM1, a de maior pontuação do ranking nacional com o maior número de pontos para os atletas que buscam ser campeões brasileiros nas provas por ranking. A competição vale também como Etapa Única do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona e 5ª etapa do Campeonato Piauiense de MTB.

 O 3º Desafio das Opalas está tem patrocínio: Governo do Estado do Piauí – Secretaria Estadual de Turismo; apoio: Prefeitura Municipal de Pedro II e Renata Said Acessórios; Supervisão da CBC e FCP; coordenação: X-Brasil e realização: Associação Piauiense de Ciclismo e Ciclo Turismo – APC.

Fonte: Aldeia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: