Esportes

Atleta piauiense de revezamento participa das Olimpíadas em Tóquio

O medalhista sul-americano João Henrique Falcão é aluno de Educação Física da UNINASSAU Redenção e garantiu uma vaga nas Olimpíadas

Da redação

Sábado, 17/07/2021 às 11:45



Foto: Divulgação O atleta de 22 anos é estudante de Educação Física da UNINASSAU Redenção e representará o Brasil em Tóquio.
O atleta de 22 anos é estudante de Educação Física da UNINASSAU Redenção e representará o Brasil em Tóquio.

Os Jogos Olímpicos são considerados o maior evento esportivo do planeta, tendo como premissa a participação de atletas em várias modalidades dos cinco continentes. Dentre elas, o atletismo - conjunto de esportes formado por corrida, lançamentos e saltos - exige estratégia, técnica e bom condicionamento físico, o que representa bem as habilidades de João Henrique Falcão, atleta de revezamento 4x400 metros mistos, que representará o Brasil no Japão.  

Com apenas 22 anos, o estudante do 8º período do curso de Educação Física, na Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, explica como ficou sabendo que disputaria medalhas nas Olimpíadas deste ano. “Essa oportunidade veio muito rápido. No ano passado, eu participei do XXXIX Troféu Brasil de Atletismo, uma competição que identifica a máxima performance dos atletas para seleção de esportistas em eventos internacionais. Nessa oportunidade, fiz uma marca que me levou para os Jogos Olímpicos. Mas, precisei aguardar um dos atletas principais optar por uma prova principal, que é individual. E o atleta subsequente assumiu, que sou eu”, explica Falcão.  

Coordenadores e professores do curso de graduação celebram o grande passo do aluno e evidenciam que o atleta é aplicado, razão pelas grandes conquistas. O coordenador do curso de Educação Física da Faculdade, Samuel Guerra, reforça as qualidades de João Henrique como estudante. “Um aluno excelente! Apesar do calendário de competição, nunca deixou de fazer as atividades e tem boas notas. Tanto a coordenação quanto os professores só têm elogios. Ele está de parabéns! Estuda, cumpre com as normas da instituição, consegue treinar e conquista resultados. É um exemplo de disciplina”, celebrou Samuel.  

A Faculdade UNINASSAU Redenção apoia todas as atividades esportivas, inclusive investindo no custeio e valores necessários para a participação dos alunos bolsistas da instituição nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). Para a diretora da Instituição, Lílian Guimarães, todos vibram com essa conquista e credita o êxito ao comprometimento do aluno em várias vertentes. “É uma imensa honra poder apoiar e vibrar junto com o João Henrique. É um rapaz muito esforçado e que agora está colhendo tudo pelo que lutou. Estamos radiantes e desejosos que esse momento seja o primeiro de muitos. E que seja também uma inspiração pra todos”, finalizou Lílian.  

As provas acontecem no Estádio Olímpico de Tóquio, nos dias 30 e 31 de julho. A equipe brasileira é formada pelos atletas Tiffani Marinho, Geisa Coutinho, Tabata Vitorino, Anderson Henriques e João Henrique Falcão.  

João Henrique já garantiu medalha de ouro no revezamento 4x400m no Campeonato Sul-Americano de atletismo, que aconteceu em junho, na cidade de Guaiaquil, no Equador.Velocista  

João Henrique Falcão nasceu em Teresina, mas mora na cidade vizinha, Timon-MA e tem o coração maranhense. Dedicado, o atleta sempre brincou de corrida na infância e, mesmo sem ter experiência anterior com esportes de alta resistência, é medalhista sul-americano de atletismo e já garantiu medalha de ouro no revezamento 4x400m no Campeonato Sul-Americano de atletismo, que aconteceu em junho, na cidade de Guaiaquil, no Equador.  

Anteriormente, o medalhista, que já está há cinco anos praticando o esporte, também integrou o 4x400m do Brasil no Mundial de Revezamentos, na Polônia.  O atleta segue com a equipe para Tóquio nesta sexta-feira, 16.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: