FUTEBOL

A Argentina é a dona do melhor futebol entre seleções no continente?

No último domingo (10), a Seleção Argentina entrou em campo diante do Uruguai, pela décima primeira rodada das Eliminatórias da Copa, e derrotou a equipe de Suá


No último domingo (10), a Seleção Argentina entrou em campo diante do Uruguai, pela décima primeira rodada das Eliminatórias da Copa, e derrotou a equipe de Suárez por 3 a 0, com gols de Lionel Messi, Rodrigo de Paul e Lautaro Martínez, se mantendo invicta na competição.

Além de conquistar ótimos resultados em suas partidas, a equipe comanda por Lionel Messi chama bastante atenção pelo futebol apresentado dentro de campo, e deixa a seguinte pulga atrás da orelha: a Albiceleste é a dona do melhor futebol entre seleções no continente Sul-Americano? 

De acordo com os últimos jogos das seleções sul-americanas, é óbvio responder que sim, a Argentina é a dona do melhor futebol no continente, mas abaixo iremos debater um pouco sobre como a equipe de Lionel Messi chegou neste patamar.

Lionel Messi, Angel Di Maria, Fernando Gago
Argentina perdeu a Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha. | Amilcar Orfali/GettyImages

É sempre importante lembrar que esta é uma geração que sofreu duras derrotas no passado, como o segundo lugar na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e as duas derrotas seguidas para o Chile nas finais da Copa América de 2015 e 2016. Foram momentos difíceis, onde até o craque Lionel Messi pensou em se aposentar com a camisa de sua seleção, mas voltou atrás meses depois.

No entanto, a virada de chave só iria acontecer após a vexatória passagem de Jorge Sampaoli sob o comando técnico da Seleção Argentina, depois da eliminação para a França na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Consequentemente, o cargo foi assumido por Lionel Scaloni, ex-auxiliar técnico no Sevilla e na Seleção Argentina. O treinador estava longe de ser o técnico ideal da equipe argentina, já que existiam diversos nomes em pauta que poderiam assumir o comando técnico, como Simeone e Maurício Pochettino. Mas, com o passar dos jogos, a seleção de Lionel Messi foi se encaixando e a pressão sobre o treinador foi esfriando.

Lionel Scaloni
Scaloni foi um dos principais motivos dessa reviravolta argentina. | Christian Alvarenga/GettyImages

Através disso, os jogadores compraram as ideais do técnico e se juntaram para formar uma excelente equipe não só pelo individual dos próprios jogadores, mas pelo forte coletivo que estava se criando, algo que não era visto desde a saída do ex-treinador Alejandro Sabella - técnico finalista com a Argentina na Copa de 2014, no Brasil.

Desde então, após diversas crises dentro e fora de campo, a Seleção Argentina começou a apresentar um futebol vistoso e, atualmente, isso fica ainda mais nítido após a conquista da tão sonhada Copa América, que ocorreu em solo brasileiro, neste ano. A pressão de não conquistar sequer um título em 28 anos foi enorme. Messi, Di Maria, Aguero, entre outros craques da seleção já não aguentavam mais o peso de carregar essa responsabilidade nas costas, e a coroação do título diante de seu principal rival mundial, o Brasil, por 1 a 0, em território brasileiro, deixou ainda mais leve o futebol argentino.

FBL-WC-2022-SAMERICA-QUALIFIERS-ARG-BOL
Argentina venceu a Copa América em 2021. | JUAN IGNACIO RONCORONI/GettyImages

Triangulações, tabelas, imposição de seu estilo de jogo contra os adversários e bastante intensidade durante os 90 minutos. Esta é a nova Seleção Argentina desde a chegada de Scaloni como novo treinador da equipe, que entra para a galeria das seleções que apresentam o melhor futebol no mundo.

Atualmente, a equipe se mantém em segundo lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, conquistando 6 vitórias e apenas 4 empates no torneio. Além disso, a equipe de Scaloni está invicta há 24 jogos e, se continuar neste ritmo, pode passar a Itália, que é a dona do recorde mundial entre seleções de maior invencibilidade, com 37 partidas invictas.

O próximo jogo da Argentina será nesta quinta-feira (14), diante do Peru, dentro de casa, pela décima segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022.


Este artigo foi publicado originalmente no 90min como A Argentina é a dona do melhor futebol entre seleções no continente?.

Fonte: 90min

Próxima notícia

Dê sua opinião: