Chef teresinense disputa "Oscar" da gastronomia brasileira

Veja como votar em Herschel Veras


Herschel Veras corre ao prêmio,veja como votar

Herschel Veras corre ao prêmio,veja como votar Foto: Divulgação

O jovem teresinense Herschel Veras Silva, de 26 anos, está entre os três indicados para representar o Piauí no prêmio Nacional de chef de cozinha, o Dólmã - Oscar da Gastronomia brasileira - que acontece dia 7 de dezembro em Goiás. 

Herschel Veras descobriu sua paixão pela comida e pelas reações que ela provoca aos 17 anos. Ele conta que nessa idade começou a consumir informações, receituários e praticou em casa, para amigos e familiares. Desde então, o jovem não parou mais.  Atualmente ele é graduando em Gastronomia e já passou por duas escolas de gastronomia no Piauí. Herschel também é chef consultor de um restaurante. 

Aos 19 anos, Herschel entrou pela primeira vez em uma cozinha de restaurante como ajudante. “Me apaixonei e com os 19 anos comecei a pensar em ter meu próprio negócio. Consegui montar um projeto, minha família abraçou e ainda no mesmo ano abri meu primeiro negócio dentro da gastronomia. A maturidade teve que vir de imediato, era um turbilhão de informações a todo instante, resolvi que precisava de uma capacitação e assim comecei a estudar gastronomia. De lá pra cá muitas experiencias e minha paixão só cresce pelo que faço”, disse Herschel Veras.  

Herschel Veras

Herschel confessa que tentou fugir durante algum tempo da cozinha, mas logo percebeu que não tinha outra escolha, que tenha que assumir o que gostava de fazer. 

“Hoje presto diferentes serviços dentro da área da gastronomia no Piauí. Sou chef consultor de um restaurante onde a especialidade é frutos do mar, serviço de catering, e ministro oficinas de cozinha para iniciantes”, comenta o chef. 

Prêmio Nacional Dólmã 2018 

Herschel Veras participa pela primeira vez do concurso e foi um dos escolhidos para representar o Piauí. O Prêmio Dólmã possui duas categorias: a Estadual – que premia um chef por Estado entre os três Chefs concorrentes, e a Nacional - que premia um chef entre os cinco chefs concorrentes 

Nesta fase, além de Herschel, mais dois chefs piauienses disputam a posição de finalista no prêmio nacional. Para votar no chef que representará o Piauí no Dólmã, basta clicar neste link. A votação será realizada no período de 15 de novembro a 5 de dezembro de 2018 e cada internauta deverá ter Facebook para votar. A solenidade de premiação vai ocorrer no dia 7 de dezembro, em Goiás.  

O chef Herschel Veras apresentou no Enchefs Piauí, evento que elege o embaixador da gastronomia do Piauí para o ano de 2019, um prato composto por filé de Ariacó com farofa de castanha de caju e babaçu, purê de ervilhas, crocante da pele do peixe, cenoura e caviar de coentro. 

“A inspiração para este prato vem de Barra Grande, no litoral do Piauí, onde me sinto conectado desde a infância. O prato representa minhas memórias afetivas e retrata na representação a beleza daquele lugar”, disse.   O chef Herschel destaca que o caminho não é fácil, que cozinha é coisa séria e precisa cada vez mais de dedicação, porém é um ambiente feliz e de fazer pessoas felizes.

Prato escolhido

Sobre está na final do Prêmio Dólmã, Herschel diz: “Isso tem sido de uma importância gigantesca para meu trabalho e para minha realização profissional e pessoal. Tem feito eu crer que estou no caminho certo, com as pessoas certas ao meu lado e que a responsabilidade só aumenta dentro de um nicho onde a gastronomia só cresce e cada vez mais nos surpreende e não deixa a desejar em nada perto das outras capitais do nordeste. O Piauí cada vez mais vem se destacando na visão dos chefs de fora que aqui visitam e esse ‘’bum’’ é importante tanto para quem está inserido no mercado de trabalho como para quem está ou pensa em começar a estudar gastronomia e ser cozinheiro”, conclui. 

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: