ESPETÁCULO

"Nós do Piauí" celebra o Piauí e a dança árabe no Dia Internacional da Dança

Segundo Noé Filho, idealizador e diretor do espetáculo, a obra é fruto de uma reflexão pessoal


Ivan Silva

Ivan Silva Foto: Caio Negreiros

O espetáculo "Nós do Piauí", idealizado e produzido pela Geleia Total, é um relato artístico sobre os nós que nos unem, essa trama diferente traz para a cena uma verdadeira mistura das artes que contam um pouco da miscigenação que deu origem a identidade piauiense. A montagem une elementos da Dança Árabe e a Sanfona em um jogo de opostos que se complementam. O espetáculo será apresentado no Teatro do Boi no dia 25 de setembro, Dia Internacional da Dança Árabe, em duas sessões, às 18h e às 19h30.

Izabell Lins                                               Foto José Ailson (Um Zé)

Segundo Noé Filho, idealizador e diretor do espetáculo, a obra é fruto de uma reflexão pessoal sobre o que nos faz ser piauiense principalmente por causa da diversidade cultural que é uma marca presente na arte e cultura local. A ideia central partiu de unir a cultura árabe, representada pela bailarina Izabell Lins, com a sanfona, um instrumento com a cara do nordeste, regida pelo maestro Ivan Silva. Além disso, o espetáculo tem como plano de fundo abordar a questão da imigração árabe no Piauí. "Montar um espetáculo como esse é um exercício de criação e liberdade e poder apresentar aspectos da cultura piauiense que muitas vezes as pessoas não conhecem ou não prestam tanta atenção. É a possibilidade de apresentar a diversidade da nossa cultura de modo inovador", frisa Noé Filho.

A parte coreográfica foi construída pela coreógrafa e bailarina teresinense Izabell Lins que subirá aos palcos com a Companhia Izabell Lins. E, para a coreógrafa, o espetáculo representa um marco para Companhia, pois é uma demonstração de um trabalho que dialoga com outras artes e que demonstra como somos diversificados. "Quando eu propus para o Noé para fazermos um trabalho pelo Piauí, juntou o meu amor e o do Noé pela nossa terra. Montar esse espetáculo está sendo muito gratificante, pois estamos trabalhando a arte, o Piauí e a cultura árabe", pontua.

A direção musical é assinada pelo músico e regente Ivan Silva, maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina, e que frisa como a sanfona no nordeste ainda é vista como um instrumento relacionado ao forró. Dessa forma, assumir a direção musical de um espetáculo de dança árabe demonstra a versatilidade tanto do instrumento quanto do músico. Para ele, elaborar os arranjos para o espetáculo foi uma forma de também conhecer mais sobre a cultura árabe. O espetáculo conta com a cantora Gislene Daniele que se dedica à música desde a infância e atuará no espetáculo no canto. Já a parte cenográfica tem a autoria do artista visual Fábio Solon que atua desde 2002 nas artes visuais e já expôs seus trabalhos em diversas exposições fora do Piauí.

O espetáculo "Nós do Piauí" é fruto do desejo de contar e cantar um pouco de quem somos de forma, unindo elementos diferentes, mas que estão diretamente ligados às nossas tradições. A Geleia Total convida todos os amantes da cultura piauiense para assistir ao espetáculo no Dia Mundial da Dança Árabe e se deleitar com essa narrativa fantástica sobre as nossas raízes e tudo o que nos entrelaça nesse grande nó chamado Piauí.

Nós do Piauí 

Serviço

Espetáculo "Nós do Piauí"

Dia: 25/09/2019 (Dia Internacional da Dança Árabe)

1ª Sessão: 18h

2ª Sessão: 19h30

Local: Teatro do Boi – Rua Rui Barbosa, 339, Matadouro, Teresina-PI

Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Locais de venda: Toccata, Banca do Joel e Sympla (bit.ly/nosdopiaui18h ou bit.ly/nosdopiaui19h30)

Mais informações: 86 99802.6952 (bit.ly/WhatsAppGeleiaTotal) ou linktr.ee/geleiatotal

Ficha Técnica

Direção Coreográfica: Izabell Lins
Direção Musical: 
Ivan Silva
Direção Geral: Noé Filho
Idealização e Produção: Geleia Total
Roteiro: Alisson Carvalho
Designer: Gustavo Athayde
Fotografia: José Ailson Nascimento
Cenário: Fábio Solon
Bailarinas: Izabell Lins, Jaciara Santos, Gilvana Morgana, Herlyanne Frazão, Jaqueline Castro, Luzyanne Frazão, Beatriz Sousa, Wivia Araújo, Lanara Araújo, Lorrana Araújo e Lara Araújo
Vocalista e Narradora: Gislene Danielle
Sanfona: Ivan Silva
Guitarra: Mário Araújo
Percussão: Fagão Silva
Baixo: Josué Araújo
Bateria: Elisson Allen

Fonte: Noé Filho

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: