Entretenimento

Artista Plástica Teresa Kodama participa da IV Celebración Internacional

O Dia dos Mortos é celebrado nos dias 01 e 02 de novembro.

Maria Emilia Genovesi

Segunda - 08/11/2021 às 08:06



Foto: Divulgação Tereza Kodama
Tereza Kodama

A convite da Universidade Autônoma de Sinaloa, Culiacán,  México e do Maestro Jorge Luis Hurtado Reyes, a Artista Plástica Teresa Kodama participa da IV Celebración Internacional de Dia de Muertos, Exposición Internacional de Artes, Una Fiesta Viva de México.

Há um altar que foi dedicado à Amparo Ochoa.

O Dia dos Mortos é celebrado nos dias 01 e 02 de novembro.

É uma das festas mais simbólicas do México. É de origem indígena e já existe desde o tempo dos astecas e dos maias.

Para os indígenas é o retorno das almas para a terra para o convívio entre nós.

O Dia de Muertos teve origem na época Prehispanica.

É costume ir aos cemitérios visitar os túmulos dos entes queridos e preparar altares com alimentos, velas, flores, cruz feita de flores, sementes ou frutas, flores decorativas, fotografia da pessoa falecida, frutas e pratos preferidos do falecido, pan de muerto, sal, imagens do Santo de devoção, caveiras de açúcar,  e outros elementos.

Têm esqueletos com roupas e adereços em vários lugares, desde casas até ruas.

Apesar de vários tipos de flores, a  cempasúchil é, sem sombra de dúvidas, a flor simboliza essa data comemorativa. Sua cor amarela representa o Sol que, segundo a tradição asteca, guiava as almas dos mortos até a última morada.

La Catrina é uma figura bastante simbólica na celebração do Dia dos Mortos,  e é inspirada no quadro La Calavera de la Catrina, de José Guadalupe Posada.

Foi criada para demonstrar que todos são iguais e que as diferenças sociais não têm qualquer relevância diante da morte.

Em 2003, o Dia dos mortos foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

A celebração pelo Dia dos mortos pode durar até 7 dias. A festa costuma começar por volta do dia 26 de outubro e ir até o dia 3 de novembro.

Gratidão imensa pelo convite da Universidade Autônoma de Sinaloa, Culiacán,  México e do Maestro Jorge Luis Hurtado Reyes!!!

Teresa Kodama se sente honrada em participar da IV Celebración Internacional de Dia de Muertos, Exposición Internacional de Artes, Una Fiesta Viva de México, com a obra intitulada "Homenaje a los Muertos.".

A felicidade e a emoção são imensas!!!

Agradece imensamente pelas palavras do magnífico amigo, exímio Artista e Maestro Jorge Luis Hurtado Reyes a sua pessoa, enaltecendo a sua obra, e a amiga e Assessora de Imprensa, Maria Emília Genovesi, que se encontram no vídeo em anexo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: