Educação

Uespi lança programa que fortalecerá o acompanhamento a egressos

A iniciativa mapeará a atuação acerca dos ex-alunos, a inserção no mercado de trabalho e contribuição da instituição para a sociedade.

Quinta - 01/06/2017 às 15:06



Foto: Uespi Uespi
Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), de forma inédita, lançou, nesta quinta-feira (31), o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE), que será responsável pela realização de um mapeamento da atuação acerca dos egressos, sua inserção no mercado de trabalho e a contribuição da instituição de ensino superior para a sociedade. A solenidade, realizada no auditório do Palácio Pirajá, em Teresina, contou com a presença de representantes da administração superior, professores e servidores.

Para a apresentação do programa foram convidados a vice-reitora, Bárbara Melo, que agradeceu a presença de todos ressaltando a importância dessa ação para a empregabilidade  e para criação de novos cursos. Também fizeram presentes o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Raimundo Dutra; a pró-reitora de Ensino e Graduação, Ailma do Nascimento; a chefe de Divisão de Assistência ao Aluno e Graduado, Mariane de Lira; e a coordenadora do PAE, Dalva Estela Ferreira Dantas.

Dalva Estela apresentou os objetivos  do programa  para este ano. “Queremos trazer os egressos da Uespi para perto da instituição. Outro objetivo é avaliar o trabalho que a universidade vem realizando, precisamos saber se os alunos estão trabalhando na área, o nível de contribuição, o que eles fazem na profissão e a contribuição para a sociedade”, destacou a coordenadora.

“A Uespi terá um retrato de como ela anda e quais as melhorias devem ser implantas para a construção da instituição de ensino superior para a sociedade, se os currículos acompanham as demandas, as exigências do mercado. Estimularemos os egressos para narrarem sobre suas experiências, para os alunos que aqui se encontram”, considerou Dalva Estela.

Raimundo Dutra avalia a iniciativa do programa. “É uma necessidade das instituições acompanharem seus egressos. Nos processos de avaliações externas, a Uespi, a partir de agora, tem mais esse ponto positivo transmitindo valores cultivados na universidade: humanismo, excelência, solidariedade, competência”, explica o professor.

Resultados

Na primeira etapa do projeto, um questionário estará disponibilizado nas plataformas on-line da Uespi a partir de junho para preenchimento dos egressos. Na segunda etapa, será realizado, em agosto, encontros com esses graduados nos campus da universidade para vivenciar suas histórias e realizações. Segundo dados apresentados pela Coordenação do Curso de Administração, cerca de 86% dos alunos já estão atuando no mercado de trabalho, isso reflete a competência dos serviços prestados à sociedade.

As estatísticas coletadas no programa constituem-se numa fonte de dados e informações para a autoavaliação permanente da Uespi e proporcionará a avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados à sociedade e a adequação das matrizes curriculares ofertadas às demandas econômicas e sociais. Ao final, um bate-papo entre professores e coordenadores ressaltaram a aceitação do programa para identificar um feedback entre alunos, coordenações e cursos.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: