Simulador ajuda estudantes a usar nota do Enem em universidades

Simulador on-line desenvolvido pelo Quero Bolsa é aliado dos estudantes na busca por vagas do Sisu


Alunos

Alunos Foto: G1

A nota no Enem divulgada hoje é a chave que abre as portas para o ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Entre a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o início das inscrições para cursar uma faculdade pública, o candidato tem cerca de 10 dias para fazer sua escolha no processo seletivo. Neste ano, 130 instituições estaduais e federais oferecem quase 240 mil vagas. Com tantas opções, a oportunidade para estudar de graça numa universidade pública pode estar onde menos se espera.

Para obter êxito neste processo, o candidato deve traçar uma estratégia para aumentar suas chances. Antes de mais nada, é preciso conhecer as notas de cortes do curso de interesse em cada faculdade participante do Sisu. Com essa informação em mãos, dá para saber em quais instituições de ensino as chances de aprovação são maiores.

Uma ferramenta de pesquisa fundamental para o estudante é o Simulador Nota de Corte, criado pelo Quero Bolsa. Nela, estão reunidos todos os dados que o candidato precisa para avaliar as notas de corte nas instituições, incluindo o comportamento das notas nos últimos processos seletivos, as notas de corte média e mínima no estado de interesse, assim como a menor nota de corte para o curso pretendido em todo o Brasil. O site também exibe a relação de universidades que oferecem o curso pretendido com a nota de corte em cada campus e turno. Outra opção disponibilizada são as notas de corte para participação do candidato em programas como Fies e Prouni, além da busca por bolsas de estudo na rede privada.

Por onde começar

As notas de corte disponíveis neste momento são de anos anteriores, mas dão uma boa ideia da pontuação necessária no Enem para conseguir uma vaga na universidade. Com elas em mãos, siga a orientação dos especialistas do Quero Bolsa:

Faça uma lista de faculdades do seu interesse, a partir da relação apresentada pelo site. Adote critérios como proximidade, qualidade do curso, facilidade de acesso, e o que mais considerar importante. Verifique a nota de corte de cada uma delas e compare com a nota obtida no Enem.Divida a lista em dois grupos. No primeiro, liste as faculdades mais desejadas cuja nota de corte está um pouco acima da nota obtida no Enem. No segundo, instituições com nota de corte igual ou inferior.Assim que iniciar o período de inscrição no Sisu, preencha o cadastro indicando como primeira opção uma das faculdades do grupo um e como segunda opção uma do grupo dois.Acompanhe diariamente a variação das notas de corte informada pelo portal do Sisu e ajuste suas escolhas para ter sempre uma faculdade dos sonhos com chance de ingresso na primeira opção e outra com alta probabilidade de aprovação na segunda. Depois é só torcer para ser selecionado.

Notas de Corte

Entre os cursos mais procurados em instituições públicas, Medicina têm as notas de corte mais altas. No último processo seletivo era preciso mais de 768 pontos para conquistar uma vaga. Já para ingressar em um curso de Direito, o candidato deve ter como referência 676 pontos. Pontuação semelhante à exigida dos interessados em Engenharia Civil (673 pontos). Já o curso de Pedagogia exige do candidato uma nota no Enem superior a 556 pontos.

“Como as notas de corte não costumam variar muito entre um ano e outro, o estudante tem uma clara noção sobre suas reais chances de aprovação numa determinada instituição de ensino ao consultar a ferramenta de busca do Quero Bolsa”, explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais. “Caso o desempenho obtido no Enem não lhe permita ingressar no ensino público, lembre-se que ainda há programas sociais e bolsas de estudo como opções para não deixar ninguém de fora. Neste semestre, o Quero Bolsa tem mais de 1 milhão de bolsas de estudo para cursos presenciais e a distância em todo o Brasil. Hoje sobram vagas no Ensino Superior, pois há 52% de ociosidade, segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)”, completa o executivo.

A lista completa de cursos e notas para ingresso via Sisu, Prouni e Fies pode ser consultada em http://que.bo/nota-de-corte.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: