Educação

Quase metade dos inscritos ainda não sabe os locais do Enem de dezembro

O Cartão de Confirmação de Inscrição para os participantes que tiveram as provas adiadas por causa das ocupações já está disponível desde 22 de novembro

Terça - 29/11/2016 às 17:11



Foto: Reprodução Caderno de questões ENEM 2016
Caderno de questões ENEM 2016

Quase metade dos 277.624 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 do próximo fim de semana, 3 e 4 de dezembro, ainda não conferiu os locais de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição para os participantes que tiveram as provas adiadas por causa das ocupações já está disponível desde 22 de novembro. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 277 mil inscritos, somente 147.373 participantes acessaram as informações de locais de prova, o que representa 53% dos estudantes. 

Do total de inscritos, 273.521 participam das provas em 3 e 4 de dezembro porque tiveram seus locais de prova ocupados por estudantes. O outros 4.103 voltam às salas de aula por causa de alguns contratempos, sendo a principal a queda de energia em algumas escolas. 

Faltando três dias para as provas, o percentual de estudantes que já sabem quais são seus locais de exame é pequena. Caso deixem para às vesperas, o site pode ficar sobrecarregado e apresentar dificuldades no acesso. Vale lembrar que o estudante deve conferir se todos os seus dados estão corretos e, caso haja alguma divergência, é preciso entrar em contato com o Ministério da Educação pelo 0800 616161. 

O Cartão

O Cartão de Confirmação de Inscrição pode ser acessado na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O documento traz informações como instituição de ensino, bloco, andar e sala, além da língua estrangeira e opção por atendimento específico ou especializado, quando for o caso. 

O Candidato não precisa levar o cartão nos dias de prova. No entanto, estar com as informações em mãos ajuda o estudante na localização de sua sala, o que evita possíveis tumultos e atrasos. 

Enem 

O Enem que será realizado no próximo fim de semana segue o mesmo padrão do exame realizado em 5 e 6 de novembro. O primeiro dia contará com 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, enquanto o segundo terá também 90 perguntas de Linguagens e Códigos e Matemática, além da Redação. Apesar da mesma estrutura, o conteúdo será diferente. 

Os portões serão fechados às 13h e a prova terá início às 13h30, após todos os procedimentos de segurança. Todos os horários são relativos ao de Brasília. É preciso observar se no seu estado existe horário de verão ou diferença no fuso-horário. 

Sabatistas devem comparecer no mesmo horário que os demais candidatos. No entanto, eles serão levados para uma sala específica, local em que aguardarão até às 19h para que possam começar o exame. 

Resultado

De acordo com o Inep, a previsão é de que o resultado do Enem 2016 seja divulgado em 19 de janeiro. A pontuação do exame é o requisito do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: